CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL SUBJACENTES AO PISA

Authors

  • Robinson Moreira Tenório, Maria de Lourdes Haywanon Santos Araujo

Abstract

O presente trabalho discute as concepções de letramento matemático que permeiam a elaboração de itens para avaliação de larga escala da educação básica, mais especificamente o PISA (Programa Internacional de Avaliação Estudantil). O estudo
foi realizada através de revisão bibliográfica e análise documental. O artigo apresenta diferentes concepções de letramento matemático e as habilidades em matemática exigidas nesta avaliação; estabelecer uma relação entre tais habilidades e o letramento matemático permitirá a realização de uma análise, a partir da perspectiva brasileira, das possíveis implicações da avaliação do letramento matemático no PISA para a melhoria da educação básica no Brasil.

Published

2022-02-16

How to Cite

Robinson Moreira Tenório, Maria de Lourdes Haywanon Santos Araujo. (2022). CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL SUBJACENTES AO PISA. Ciência (In) Cena Journal, 1(2). Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/290