A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Melissa Da Silva e Silva
  • Ingrid Carla Barbosa Mendes de Souza

Resumen

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio que possui características manifestadas ainda que na infância, afetando diretamente o desenvolvimento neurológico, onde a psicomotricidade apresenta benefícios em diversas áreas psicomotoras. Objetivos: Retratar como a psicomotricidade pode contribuir no autismo infantil, identificar como é realizado o diagnóstico clínico em autistas com relação às questões psicomotoras e descrever quais as características manifestadas por essas crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, fundamentada em artigos publicados de 2011 a setembro de 2019, na língua portuguesa, identificados em pesquisa nas bases de dados BVS, SciELO, PubMed e Google Acadêmico, sob diferentes descritores do DeCS, com aplicação do operador lógico booleano “AND’’. Sendo excluídos resumos, dissertações, teses, estudos transversal e artigos que não contivessem o ano de publicação e com equívoco metodológico. Resultados: Foram encontrados 20.652 trabalhos (540 artigos no BVS, 2 artigos no SciELO, 1 no PubMed e 19.460 artigos no Google Acadêmico), sendo selecionados 10 artigos. Conclusão: A psicomotricidade promove uma contribuição ágil e satisfatória, objetivando a adaptação da criança dentro do meio interno e externo.

Publicado

2021-11-27

Cómo citar

Melissa Da Silva e Silva, & Ingrid Carla Barbosa Mendes de Souza. (2021). A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência (In) Cena, 3(7). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/16