A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumen
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio que possui características manifestadas ainda que na infância, afetando diretamente o desenvolvimento neurológico, onde a psicomotricidade apresenta benefícios em diversas áreas psicomotoras. Objetivos: Retratar como a psicomotricidade pode contribuir no autismo infantil, identificar como é realizado o diagnóstico clínico em autistas com relação às questões psicomotoras e descrever quais as características manifestadas por essas crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, fundamentada em artigos publicados de 2011 a setembro de 2019, na língua portuguesa, identificados em pesquisa nas bases de dados BVS, SciELO, PubMed e Google Acadêmico, sob diferentes descritores do DeCS, com aplicação do operador lógico booleano “AND’’. Sendo excluídos resumos, dissertações, teses, estudos transversal e artigos que não contivessem o ano de publicação e com equívoco metodológico. Resultados: Foram encontrados 20.652 trabalhos (540 artigos no BVS, 2 artigos no SciELO, 1 no PubMed e 19.460 artigos no Google Acadêmico), sendo selecionados 10 artigos. Conclusão: A psicomotricidade promove uma contribuição ágil e satisfatória, objetivando a adaptação da criança dentro do meio interno e externo.