UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA MINIMIZAR AS DIFICULDADES DE PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SERRA ES

Autores

  • Antônio Luiz Santana

Resumo

Não devemos ignorar que as tecnologias trouxeram uma visão completamente
diferente da que tínhamos poucos anos atrás sobre a vida, sobre as relações e
sobre o crescimento no planeta. Os avanços, as melhorias, as modificações e as
consequências, boas ou não, advindas de todo esse processo, estão em toda parte:
em nossas casas, nas ruas, no comércio, no lazer, no trabalho, na nossa forma de
lidar e interagir com o mundo e, obviamente, nas escolas. As tecnologias estão tão
próximas e presentes que nem percebemos que não são coisas naturais,
consideramos como complementos, como continuação do nosso espaço de vida:
telefone, fax, celular, televisão, internet, computadores, e-mail, estão cada vez mais
presentes em nossa vida cotidiana. Para Pretto (2006), essas tecnologias interferem
até no próprio sentido da existência humana. Essas transformações atingem todas
as instituições e todos os espaços sociais. A respeito disso, Pretto (2006) reflete: A
tecnologia sempre foi instrumento de inclusão social, mas agora isso adquire novo
contorno, não mais como incorporação ao mercado, mas como incorporação à
cidadania e ao mercado, garantindo acesso à informação e barateando os custos
dos meios de produção multimídia através das novas ferramentas que ampliam o
potencial crítico do cidadão.

Downloads

Publicado

06-04-2022