UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA MINIMIZAR AS DIFICULDADES DE PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SERRA ES
Abstract
Não devemos ignorar que as tecnologias trouxeram uma visão completamente
diferente da que tínhamos poucos anos atrás sobre a vida, sobre as relações e
sobre o crescimento no planeta. Os avanços, as melhorias, as modificações e as
consequências, boas ou não, advindas de todo esse processo, estão em toda parte:
em nossas casas, nas ruas, no comércio, no lazer, no trabalho, na nossa forma de
lidar e interagir com o mundo e, obviamente, nas escolas. As tecnologias estão tão
próximas e presentes que nem percebemos que não são coisas naturais,
consideramos como complementos, como continuação do nosso espaço de vida:
telefone, fax, celular, televisão, internet, computadores, e-mail, estão cada vez mais
presentes em nossa vida cotidiana. Para Pretto (2006), essas tecnologias interferem
até no próprio sentido da existência humana. Essas transformações atingem todas
as instituições e todos os espaços sociais. A respeito disso, Pretto (2006) reflete: A
tecnologia sempre foi instrumento de inclusão social, mas agora isso adquire novo
contorno, não mais como incorporação ao mercado, mas como incorporação à
cidadania e ao mercado, garantindo acesso à informação e barateando os custos
dos meios de produção multimídia através das novas ferramentas que ampliam o
potencial crítico do cidadão.