Capitalismo artista e narrativa publicitária: hedonismo, emoção, sedução e imaginação no filme publicitário da marca Bolovo

Autores

  • RENATA PATRICIA CORRÊA COUTINHO Universidade Federal de Santa Maria
  • JOÃO VICTOR DA SILVA SOUZA Universidade Federal do Pampa

Resumo

A partir de estudo bibliográfico e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), este artigo busca identificar as características do capitalismo artista na construção da narrativa publicitária do audiovisual “Go out! Já se perguntou do quê são feitas as memórias?” da marca Bolovo. Para isso, estabelecemos uma discussão teórica acerca dos conceitos de capitalismo artista (LIPOVETSKY e SERROY 2015), indústria criativa (UNCTAD, 2012) e narrativa publicitária (CARRASCOZA, 2004; CARRASCOZA, 2008; COVALESKI, 2012; ROCHA, 2006; ROCHA, 2007; SILVA e COVALESKI, 2016) e articulamos essa discussão com o nosso objeto de estudo, por meio de uma análise baseada em dois parâmetros analíticos que representam a dinâmica do capitalismo artista: 1) esfera das experiências hedonistas e emotivas e 2) esfera da sedução e do imaginário. Assim, nossa proposta de análise traz destaque para a frequente presença de símbolos no filme publicitário analisado que se relacionam com o regime artista do capitalismo.

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

PATRICIA CORRÊA COUTINHO, R. ., & VICTOR DA SILVA SOUZA, J. . (2024). Capitalismo artista e narrativa publicitária: hedonismo, emoção, sedução e imaginação no filme publicitário da marca Bolovo. Trama: Indústria Criativa Em Revista, 10(1). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/trama/article/view/3125