Banco de dados audiovisual como ferramenta para construção narrativa e divulgação midiática de pesquisa científica em tempos de isolamento social
Abstract
O isolamento social durante a pandemia de COVID-19 modificou a forma de se realizar diversas atividades profissionais e com a produção de conteúdo midiático não foi diferente. Para se produzir um vídeo de divulgação científica foi adotada a estratégia do uso de conteúdo proveniente de banco de dados audiovisuais. No entanto, foi imprescindível a tomada de imagens próprias para trazer o espectador mais próximo do interlocutor, utilizando-se o ambiente virtual para um rápido treinamento à distância. Tanto a adoção do banco de dados quanto as vídeo chamadas se mostraram ferramentas eficientes para a elaboração de conteúdo de divulgação científica, uma área onde o desinteresse dos cientistas resulta em uma descredibilidade dos mesmos perante a sociedade. A formação de parceria entre cientista e profissionais da comunicação deve ser considerada para a solução deste problema, já que, cientistas não detêm expertise técnica exigida para divulgar sua própria pesquisa em mídias não acadêmicas.