SUSTENTABILIDADE COM FOCO NOS NEGÓCIOS
UM DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS EMPRESAS
Palavras-chave:
Meio ambiente, Sustentabilidade, Novos negócios, Diferencial CompetitivoResumo
Por séculos, o meio ambiente atuou como vítima em face às ações da humanidade e as conseqüências caóticas desses atos ganharam espaço no contexto socioeconômico atual. O planeta parece abalado diante das explorações crescentes ao longo dos anos, em meio a tantos desequilíbrios ambientais, demonstra-se insaciável o desejo de agressão movido pela iniciativa individual do homem. Nesse momento o mundo se sensibiliza para tentar reverter e/ou amenizar o impacto provocado pelo atrito entre: homem versus natureza. O contexto sugere um novo modelo de vida: a sustentabilidade, apoiada pela conscientização de uma população preocupada com as transformações que exigem nova postura do homem perante o planeta. A sustentabilidade propõe mudança na relação com a
natureza e na busca do equilíbrio entre as partes envolvidas. A partir dessas perspectivas as empresas vêm desempenhando papeis importantes dentro do contexto de mudanças, com a criação de negócios que atendem um público ávido por uma nova atitude no modo de produção e consumo, visando uma estabilidade para o presente e o futuro das gerações. As organizações que pretendem se manter ativas no mercado precisam conquistar o seu público-alvo, enquadrando-se na gestão verde, passando a se utilizar da prestação de serviços ecologicamente correto, tendo além de tudo um diferencial competitivo que a distancie dos demais concorrentes, vislumbrando a aderência dos dois tipos de lucros possíveis: o social e o financeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.