Uma experiência terapêutica sobre os efeitos do atendimento em TCC a adolescente com TAG e hipocondria antes e durante a pandemia de Covid-19: relato de Caso

Authors

  • Fátima Alves de Araújo Mendes da Rocha FAESO

Keywords:

Adolescente; TCC; Ansiedade; Depressão.

Abstract

The objective of the present study was to carry out a case report on the therapeutic experience with CBT, during the Covid-19 pandemic, in generalized anxiety (GAD) in an adolescent. For this, a 15-year-old teenager with generalized anxiety disorder was followed before, during and after the social isolation of the COVID19 pandemic. The sessions were characterized by different therapeutic strategies within CBT. As main results, there was a containment of the physiological symptoms of anxiety, regardless of the period and therapeutic conditions performed (virtual, face-to-face, individual or in groups). It is concluded that CBT is an important effective therapeutic approach to be applied in different contexts, as an adolescent in social vulnerability in her development process.

Author Biography

Fátima Alves de Araújo Mendes da Rocha, FAESO

[1] Graduação: Formação de Psicólogo, Bacharel e Licenciatura pela Universidade Braz Cubas (1987), Especialista em psicologia organizacional e do trabalho (2002) e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Guarulhos (1998), possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Associação Cultural e Educacional de Barretos (1991), graduação em Supervisão Escolar de 1 E 2 Graus pela Associação Cultural e Educacional de Barretos (1991), especialização em Marketing pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, especialização em Terapia Comportamental-cognitiva pela EEP HC da FMUSP (2022). Atualmente é professora titular da Faculdade Estácio de Sá, na graduação e pós-graduação, Coordenadora dos Cursos de Psicologia e Pedagogia. Psicóloga clínica - Consultório de Psicologia e psicóloga da Prefeitura Municipal de Ourinhos. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, certificada em Terapia Cognitiva Processual, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano - na clínica da adolescência. E-mail: fatima.rocha@estacio.br.

References

ASBAHR, F. R. & ITO, L. M. Técnicas cognitivo-comportamentais na infância e adolescência. In: Cordioli, A. V., & Grevet, E. H. Psicoterapias: Abordagens Atuais. Artmed Editora, 2018.

ASSUMPÇÃO, A. A.; TEODORO, M.; MALTONI, J.; NEUFELD, C. B. A perspectiva adolescente na teoria cognitiva de Beck. In: Neufeld, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental – Porto Alegre: Artmed, 2017.

BAKOS, D. S.; FRIEDBERG, R. Atualizações em Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes. In: CAMINHA, R.M; CAMINHA M.G; DUTRA, C.A. A prática cognitiva na infância e na adolescência (Orgs) – Novo Hamburgo: Sinopsys, 2017.

BATISTA, M. A., & OLIVEIRA, S. M. D. S. S. (2005). Sintomas de ansiedade mais comuns em adolescentes. Psic, 6(2), 43-50. In: NEUFELD, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental – Porto Alegre: Artmed, 2017.

BRASIL. (1990). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm.

COUTINHO, F. C., PEREIRA, A. L. S., RANGÉ, B. P., & NARDI, A. E. Transtorno de ansiedade generalizada. In B. P. Rangé (Org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: Um diálogo com a psiquiatria. (2ª. ed., pp. 311-324). Porto Alegre: Artmed, 2011.

FRIEDBERG, R. D., & MCCLURE, J. M. (2019). A Prática Clínica da Terapia Cognitiva com Crianças e Adolescentes-2. Artmed Editora.

GODOY, J. T. et al. Prevalência de ansiedade em diferentes populações durante a pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa Prevalence of anxiety in different population during the COVID-19 pandemic: an integrative review. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 66821-66836, 2021.

JAMES, A. C. et al. Terapia Cognitivo Comportamental para Transtornos de Ansiedade em Crianças e Adolescentes. Base de dados Cochrane de revisões sistemáticas, n. 11, 2020.

JAZAIERI, H.; URRY, H.L.; GROSS, J.J. Distúrbio afetivo e psicopatologia: uma perspectiva de regulação emocional. Journal of Experimental Psychopathology , v. 4, n. 5, pág. 584-599, 2013.

LEAHY, ROBERT L.; TIRCH, DENNIS; NAPOLITANO, LISA A. Regulação emocional em psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Artmed Editora, 2013.

LOADES, M.E, CHATBURN, E., HIGSON-SWEENEY, N., REYNOLDS, S., SHAFRAN, R., BRIGDEN, A., LINNEY, C., MCMANUS, MN, BORWICK, C., & CRAWLEY, E. (2020). Revisão Sistemática Rápida: O Impacto do Isolamento Social e da Solidão na Saúde Mental de Crianças e Adolescentes no Contexto da COVID-19. Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, 59 (11), 1218-1239.e3. https://doi.org/10.1016/j.jaac.2020.05.009.

LOPES, C. S. et al.: prevalência de transtornos mentais comuns em adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Pública, v. 50, 2016.

MACEDO, D. M, PETERSEN, C. S., KOLLER, S. H. Desenvolvimento cognitivo, socioemocional e físico na adolescência e as terapias cognitivas contemporâneas. In: Neufeld, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. – Porto Alegre: Artmed, 2017.

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli .[et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014.

MCLAUGHLIN, Katie A.; GARRAD, Megan C.; SOMERVILLE, Leah H. O que se desenvolve durante o desenvolvimento emocional? Uma abordagem de processo componente para identificar fontes de risco de psicopatologia na adolescência. Diálogos em neurociência clínica , 2022.

MENDES, A. I. F.; FERREIRA, I. M. F.; FRIOLI, F. V., DAOLIO, C. C., NEUFELD, C. B. Manejo de Emoções e Estresse. In: Neufeld, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. – Porto Alegre: Artmed, 2017.

NEUFELD, C. B; MALTONI, J; LONGHINI, L. Z; AMARAL, J. A. G. Estratégias de manejo terapêutico com adolescentes. In: Neufeld, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental Org.– Porto Alegre: Artmed, 2017.

OJHA, R.; SYED, S. Desafios enfrentados por profissionais de saúde mental e pacientes durante a pandemia de coronavírus 2019 devido a barreiras tecnológicas. Intervenções na Internet , v. 21, p. 100330, 2020.

PAPALIA, D. E., OLDS, S. W., & FELDMAN, R. D. Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência. In D. E. Papalia, & R. D. Feldman, Desenvolvimento humano (12. ed.). Porto Alegre: Artmed, 2013.

SAMPAIO, T. P. A. & BERNIK, M. A. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): Fenomenologia, patogênese e diagnóstico. In: Bernik, M.; Savoia, M.; Lotufo Neto, F. A clínica dos transtornos ansiosos e transtornos relacionados: A experiência do projeto AMBAN. São Paulo: Ed Médica, 1ª edição, 2019.

SAMPAIO, T. P. A.; MARTINS, D. S.; PIMENTA, G. C.; JORGE, R. C. Terapias cognitivo-comportamentais do transtorno de ansiedade generalizada. In: Bernik, M.; Savoia, M.; Lotufo Neto, F. A clínica dos transtornos ansiosos e transtornos relacionados: A experiência do projeto AMBAN. São Paulo: Ed Médica, 1ª edição, 2019.

SANTO, M. A. S. Características de adolescentes com condutas autolesivas e suas redes de apoio: um estudo bioecológico. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2020.

STARCEVIC, V., FALLON, S., UHLENHUTH, EH, & PATHAK, D. (1994). Transtorno de ansiedade generalizada, preocupações com doenças e medos e crenças hipocondríacos. Psicoterapia e psicossomática, 61 (1-2), 93-99.

WEBB, C.A.; ROSSO, I. M.; RAUCH, S. L. Terapia cognitivo-comportamental baseada na Internet para depressão: progresso atual e direções futuras. Revisão de Harvard de psiquiatria, v. 25, n. 3, pág. 114, 2017.

Published

2025-01-15

How to Cite

Rocha, F. A. de A. M. da. (2025). Uma experiência terapêutica sobre os efeitos do atendimento em TCC a adolescente com TAG e hipocondria antes e durante a pandemia de Covid-19: relato de Caso. Revista Hórus, 18(01), 85–100. Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/1634

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.