BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Relação com as abordagens das teorias da aprendizagem de Piaget e Vygotsky

Autores

  • Jaqueline Jerônimo Souza Cabral Universidade Federal de Rondônia
  • Rosa de Lima Souza Cabral Universidade Federal de Rondônia
  • Sandra Francisca Antônio de Oliveira Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar a relação existente entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as abordagens das teorias da aprendizagem de Piaget, onde defende que a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo se dá pela maturação do indivíduo e Vygotsky aborda que a aprendizagem e o conhecimento acontecem através da interação do indivíduo com o meio que vive. Ficou evidente na investigação realizada, que as normas da BNCC possui reflexos tanto em relação às idéias de Piaget quanto as de Vygotsky, já que ambas estão inseridas no processo de ensino aprendizagem do indivíduo, não somente em relação à educação escolar, porém no decorrer de toda a vida. Com isso é possível observar que a BNCC e a teoria de Piaget se relacionam pelo fato dos conteúdos estarem divididos em faixa etária e que é necessário que exista a maturação para que possa ocorrer a aprendizagem. E ao mesmo tempo, está relacionada à teoria de Vygotsky quando descreve que precisa haver a interação entre o indivíduo e o objeto, para que o mesmo seja capaz de construir a aprendizagem por meio da troca, ou seja, a socialização entre o conhecimento do aluno e a mediação do professor.

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Publicado

2024-03-17