A PERSPECTIVA DO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COMO OPÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Jackson de Sousa Lima Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná
  • Matheus Alexshander Astenreter Moreira Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná
  • Cristiam Velozo da Silva Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná

Resumo

Esse estudo teve como objetivo identificar as percepções dos acadêmicos de odontologia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná UNIJIPA sobre a atuação profissional no Sistema Único de Saúde (SUS) como opção no mercado de trabalho. Para tal, foram aplicados aos referidos acadêmicos – matriculados do 2º ao 6º período – questionários sobre o SUS através de abordagem direta. A partir do universo amostral (147 acadêmicos), extraiu-se uma amostra de 88 alunos, que foram questionados sobre suas perspectivas de futuro no mercado de trabalho, sua visão a respeito da contribuição do ensino superior para o serviço na saúde pública. Os dados coletados foram analisados através de estatística descritiva simples, e constatou-se que para 79% dos estudantes a atuação em ambos os setores (público e privado) é a opção mais ideal, devido as condições diversificadas de atuação. Além disso, o ensino em Saúde Pública presente durante a graduação foi considerado influenciador na escolha da área de atuação profissional pela maior parte dos acadêmicos, tendo em vista que o estudante tende a conhecer e vivenciar de forma mais aprofundada o contexto da saúde pública brasileira e, a partir de suas vivências, designar o melhor trajeto de sua vida profissional. Por fim, a pesquisa possibilitou verificar que os acadêmicos acreditam que trabalhar no SUS pode ser vantajoso para o seu currículo profissional, e que o ensino em Saúde Coletiva pode influenciar na escolha de área de atuação, porém desacreditam que o atendimento oferecido pelo SUS seja eficiente, e apontam a dificuldade de materiais e salários como fatores que dificultam o trabalho no SUS.

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Publicado

2024-03-17