ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: Algumas reflexões críticas

Autores

  • Enoque da Silva Reis Universidade Federal de Rondônia
  • Maycon Cleyson Alves Cenes Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Os objetivos deste artigo é propor e analisar uma atividade de matemática com o intuito de proporcionar ao leitor alguns momentos de reflexão em torno do Ensino de Matemática por meio da História da Matemática. A escolha deste tema foi motivada pelo interesse em compreender, com base em discussões teóricas as influências que a História da Matemática pode exercer no processo de ensino da própria Matemática. Como referencial teórico, nos embasamos nos próprios preceitos da História da Matemática, e por entendermos que uma pesquisa científica requer escolhas adequadas de métodos, que de tal forma venha propiciar o devido suporte para alcançar os objetivos proposto, assim utilizamos o método bibliográfico em uma perspectiva qualitativa voltada à análise subjetiva das informações obtidas. A partir de nossa análise, observamos que estamos diante de uma ferramenta espetacular, a História da Matemática, desde que utilizada de forma consciente e articulada, proporcionando, assim, interação entre o passado e presente e ainda fortalecendo a interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

2024-03-17