ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CONTEXTO DA COVID19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIO

Authors

  • Paulo Malicka Musiau Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná
  • Gleidson Paulo Rodrigues Alves SEDUC-RO
  • Vânia Costa FerreiraVanuchi Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Aguiar Gabriel Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná
  • Wiara Lara Souza e Silva IFRO

Abstract

O ano de 2020 tem sido precursor de gigantescas transformações, ocasionadas pelo surto pandêmico do Covid - 19. Neste período, vários cenários surgiram e novas possibilidades foram e estão sendo criadas com o intuito de prevenir e proteger a sociedade da contaminação. De uma hora para outra, todo o sistema educacional precisou se reinventar (continuamente) em uma nova dinâmica de ensino e aprendizagem. Os professores depararam-se com a necessidade de arquitetar novas técnicas de trabalho e apropriarem-se de metodologias e ferramentas digitais que, em grande medida, não eram usuais em seu cotidiano escolar, para alcançar o ensino remoto, sua nova realidade. Neste contexto, o ensino de cálculo diferencial e integral, enfrentou grandes desafios para promover condições favoráveis à ocorrência de aprendizagem dentro desse cenário educacional. Assim, foi preciso apropriar-se de ferramentas pedagógicas digitais que fossem eficientes e significativas para o a aprendizagem de Cálculo neste novo contexto. O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância do uso as ferramentas digitais, para dar continuidade ao ensino e a aprendizagem de cálculo, durante a pandemia. Os resultados, demonstram que a utilização de ferramentas digitais se fez essencial para promover o ensino de cálculo, oportunizando aos estudantes, o acesso ao conteúdo (remotamente) fornecendo-lhes condições favoráveis para a construção do conhecimento. Além disso, evidenciam a necessidade de promover a combinação de diferentes ferramentas digitais, para fomentar o ensino e aprendizado remoto. Portanto, neste momento atual, é de suma importância promover condições favoráveis de acesso ao ensino para todos os estudantes.

Published

2024-03-16