SERVIÇO SOCIAL E RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE:
aproximações sobre a realidade em um Hospital Universitário em Belém/PA
Resumo
o presente artigo, busca, a partir de aproximações teórico-práticas e a luz do da teoria social crítica de Marx, evidenciar como vem se dando o processo formativo de assistentes sociais residentes, particularmente, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com vistas a identificar desafios e possibilidades contidas neste importante espaço de formação continuada em saúde, na perspectiva da construção de mediações voltadas a defesa da seguridade social, do Sistema Único de Saúde (SUS) e do trabalho e da formação profissional de qualidade. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se a análise dos Projetos Pedagógicos visando identificar a organização teórico-metodológica dos Programas de Residência, bem como realizou-se o levantamento de informações nas bases de dados da EBSERH e do CEPS/UFPA, os quais foram cruzados com as informações da Plataforma Lattes (CNPq), tendo em vista a construção do perfil acadêmico-profissional dos assistentes sociais preceptores e dos profissionais egressos dos programas. Verificou-se que que os componentes estabelecidos pelos Projetos Pedagógicos dos programas vêm seguindo as orientações normativas quanto a divisão das cargas horárias teóricas, teórico práticas e práticas e o eixos teóricos estão alinhados a perspectiva de saúde coletiva e ao Projeto de Formação Crítico do Serviço Social brasileiro.
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