O ESPAÇO DESTINADO ÀS MULHERES NO TELEJORNALISMO AMAPAENSE
Resumo
Este artigo traz reflexões sobre a presença feminina no jornalismo amapaense a partir da análise de duas emissoras com destaque local, a Rede Amazônica e o Grupo Equinócio de Comunicação. Para compreender o espaço ocupado pelas jornalistas, analisamos dois telejornais de cada emissora, além disso, realizamos entrevistas semiestruturadas para ouvir o ponto de vista das mulheres inseridas no mercado de trabalho. Constatamos que o telejornalismo amapaense sofre uma forte predominância masculina, sendo a reportagem de rua o cargo mais ocupado pelas mulheres. Nas duas emissoras, há pouco espaço da presença feminina em cargos de liderança e representatividade, como apresentação de telejornal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.