A INDICIALIDADE DAS IMAGENS “PÓS-MODERNAS” DE QUENTIN TARANTINO EM KILL BILL

Autores

Palavras-chave:

Semiótica. Cinema. Tarantino. Peirce

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma análise semiótica dos filmes Kill Bill vol. 1 (2003) e Kill Bill vol. 2 (2004), escritos e dirigidos pelo cineasta pós-moderno Quentin Tarantino. Tais filmes foram escolhidos por constituírem um universo único na filmografia do diretor norte-americano, repleto de narrativas ricas de referências e de significação. Para tanto, optou-se pelo viés teórico de Charles Sanders Peirce (1975; 2005), acompanhado das reflexões de Lúcia Santaella (1983; 1995). Assim, podemos observar a prevalência de uma imagem indicial em Kill Bill vol. 1 (2003) e Kill Bill vol. 2 (2004), cheia de estímulos e respostas, ações e reações, características da categoria fenomenológica de secundidade peirceana. Para apresentarmos a hipótese descrita, adotamos a utilização de fotogramas dos filmes, com o intuito de analisarmos os pontos de vista e interpretações resultantes da relação da linguagem cinematográfica com o campo semiótico; ou seja, com o objetivo de desvendar como acontece o processo de semiose dentro de cada cena dos filmes em questão.

Biografia do Autor

Bianca Alves, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapa - UNIFAP

Marcely Barroso, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapa - UNIFAP

Rafael Costa, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Possui Graduação em Comunicação Social- Habilitação Relações Públicas pela Universidade da Amazônia (2002), mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2005) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, imagem-movimento, imagem-tempo, semiótica e signos cinematográficos

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Alves, B., Barroso, M., & Costa, R. (2024). A INDICIALIDADE DAS IMAGENS “PÓS-MODERNAS” DE QUENTIN TARANTINO EM KILL BILL. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 251–273. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3035