PROCESSOS COMUNICACIONAIS E PERCEPÇÃO RACIAL DE MULHERES NEGRAS NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • THAMYRES COSTA

Palavras-chave:

comunicação, amazônia paraense, mulheres negras

Resumo

Este artigo busca compreender como os processos comunicacionais são elementos fundamentais na percepção racial de mulheres negras na Amazônia Paraense. Realizou-se arguição teórico-metodológica em busca de compreender como os processos comunicacionais corroboram para compreensão e percepção da identidade racial dessas mulheres, a partir do prisma da interação no contexto comunicação de Braga (2012) e Sodré (2007;2015;2017). A metodologia utilizada foi baseada na centralidade do sujeito de Kilomba (2019) e para as entrevistas utilizou-se de entrevistas dialógicas de Medina (1995). As sujeitas desta pesquisa são 4 (quatro) mulheres negras cidadãs da Amazônia Paraense.

Biografia do Autor

THAMYRES COSTA

Mestranda e pesquisadora da Universidade Federal do Pará, no programa de Pós-graduação em Comunicação Cultura e Amazônia. Membra do grupo de pesquisa Cidadania Comunicativa e Educação: Lutas por direitos na Amazônia. 

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

COSTA, T. (2023). PROCESSOS COMUNICACIONAIS E PERCEPÇÃO RACIAL DE MULHERES NEGRAS NA AMAZÔNIA PARAENSE. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 9(2), 57–71. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2874