SAMPLEADOS E A TRANSCENDÊNCIA DA MÚSICA PARENSE
Palavras-chave:
mídias, multi-telas, sampleados, viraizaçãoResumo
RESUMOO presente trabalho tem a perspectiva de estudar A web série Sampleados, que foi inicialmente, um projeto de extensão universitária da Faculdade Estácio FAP, hoje atua fora dela, de forma comercial e com enunciados polifônicos sobre a forma de se identificar a cultura do Norte, em especial a paraense. O objetivo geral é entender o projeto Sampleados e as reverberações de sentido, provocadas por uma espécie de resistência ao “status quo musical” nacional. Para tanto, vamos analisar como o discurso do digital interfere na condição histórica da música do Norte. A ideia é responder a seguinte pergunta: um projeto como esse consegue ter visibilidade na indústria fonográfica partindo de um lugar chamado Amazônia? Minha hipótese é que sim, por conta da utilização das mídias digitais, um espaço heterotópico e de possibilidades de sujeitos ativos. A metodologia empregada será de estudo de caso, inicialmente, para a posteriori entender os discursos digitais que permeiam esse dispositivo de divulgação musical. Os principais autores a serem levantados neste trabalho são Henry Jenkins, Stuart Hall, Michel Foucault, entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.