SAMPLEADOS E A TRANSCENDÊNCIA DA MÚSICA PARENSE

Autores/as

  • MOISES LIMA
  • ARCÂNGELA SENA

Palabras clave:

mídias, multi-telas, sampleados, viraização

Resumen

RESUMO

O presente trabalho tem a perspectiva de estudar A web série Sampleados, que foi inicialmente, um projeto de extensão universitária da Faculdade Estácio FAP, hoje atua fora dela, de forma comercial e com enunciados polifônicos sobre a forma de se identificar a cultura do Norte, em especial a paraense. O objetivo geral é entender o projeto Sampleados e as reverberações de sentido, provocadas por uma espécie de resistência ao “status quo musical” nacional. Para tanto, vamos analisar como o discurso do digital interfere na condição histórica da música do Norte. A ideia é responder a seguinte pergunta: um projeto como esse consegue ter visibilidade na indústria fonográfica partindo de um lugar chamado Amazônia? Minha hipótese é que sim, por conta da utilização das mídias digitais, um espaço heterotópico e de possibilidades de sujeitos ativos. A metodologia empregada será de estudo de caso, inicialmente, para a posteriori entender os discursos digitais que permeiam esse dispositivo de divulgação musical. Os principais autores a serem levantados neste trabalho são Henry Jenkins, Stuart Hall, Michel Foucault, entre outros.

Biografía del autor/a

MOISES LIMA

Graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Faculdade Estácio do Pará.

ARCÂNGELA SENA

Orientadora do trabalho. Mestra em Ciência da Comunicação (UFPA). Professora  e coordenadora do Curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da Faculdade Estácio do Pará

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

LIMA, M., & SENA, A. (2022). SAMPLEADOS E A TRANSCENDÊNCIA DA MÚSICA PARENSE. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 8(2), 61–74. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2849