AMAZÔNIA SEM FUNDO:

análise de cobertura jornalística do Fundo Amazônia no portal G1

Autores

  • LEANDRO CARVALHO
  • DIOGO MIRANDA

Palavras-chave:

Fundo Amazônia, jornalismo ambiental, portal G1

Resumo

Essa pesquisa irá abordar a histórica relação do jornalismo ambiental e os problemas relacionados ao meio ambiente. Além de mostrar a importância desta editoria. Porém, é subestimada como emergente o que possibilita uma desvalorização da temática na comunicação na Amazônia. Fatores que poderiam ser alterados se o jornalismo trabalhasse de forma efetiva, para vigiar entidades que são de suma importância para a preservação da Amazônia, como por exemplo, o Fundo Amazônia. Para analisar como ocorreu o processo de construção de informações relacionadas, sobre o Fundo Amazônia, essa pesquisa irá analisar por meio da metodologia de Análise de Cobertura Jornalística (SILVA E MAIA 2011), por meio das reportagens do Portal G1 de notícias da Globo, para constatar como foi feito a abordagem da editoria de meio ambiente. Foi concluído que o jornalismo ambiental ainda precisa exercer seu papel fundamental e sair do tradicionalismo do marketing verde jornalismo ambiental precisa exercer seu papel fundamental e sair do tradicionalismo como alguns autores destacam como marketing verde, para agregar com possibilidades de novos olhares jornalísticos aptos a apurar e produzir novos materiais de cunhos ambientais para que venha a somar com a identidade socioambiental da região amazônica.

Biografia do Autor

LEANDRO CARVALHO

Acadêmico do Curso de Comunicação social - Habilitação em Jornalismo – Faculdade Estácio do Pará.

DIOGO MIRANDA

orientador do trabalho, Jornalista e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Pará. Docente do curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio do Pará.

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

CARVALHO, L., & MIRANDA, D. (2012). AMAZÔNIA SEM FUNDO:: análise de cobertura jornalística do Fundo Amazônia no portal G1. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 7(1), 100–124. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2826