HARRY POTTER E A MAGIA DA CONVERGÊNCIA:

como a transmídia reconfigurou a experiência de consumo dos fãs do universo bruxo.

Autores

  • JULIANE VIEIRA
  • MARCUS CORREA

Palavras-chave:

transmídia, Harry Potter, fenômeno, comunicação

Resumo

Vivemos em um cenário pautado no diálogo entre diferentes mídias, no qual estas produzem conteúdos que se relacionam. Esses conteúdos podem ser distintos ao mesmo tempo que se complementam, porém fazem sentido também de maneira isolada. Isto é transmídia. Esta pesquisa compreende Harry Potter como um material que revolucionou campos culturais e como um grande exemplo de conteúdo transmídia. Através do estudo de caso e baseado nas obras de Lévy (1997), Jenkins (2009) e McLuhan (1969), a pesquisa visa entender como o fenômeno da comunicação alavancou a marca, principalmente no que diz respeito ao âmbito digital, e fez com que a mesma se mantivesse em uma posição de relevância cultural e mercadológica.

Biografia do Autor

JULIANE VIEIRA

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio do Pará. 

MARCUS CORREA

Orientador do trabalho, Jornalista e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Pará. Docente do curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio do Pará.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

VIEIRA, J., & CORREA, M. (2020). HARRY POTTER E A MAGIA DA CONVERGÊNCIA: : como a transmídia reconfigurou a experiência de consumo dos fãs do universo bruxo. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 6(1), 154–178. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2818