HARRY POTTER, NARRATIVA TRANSMÍDIA E INFLUÊNCIAS SOCIOCULTURAIS
Palavras-chave:
Harry Potter, transmídia, sociocultural, famdon, mídiasResumo
Este projeto teve como principal objetivo explorar e compreender de que forma a obra Harry Potter tornou-se uma marca de prestígio na narrativa transmídia e como se originou a importante participação efetiva do consumidor para o seu desenvolvimento nas mais diversas plataformas midiáticas por parte dos produtores oficiais licenciados. A narrativa transmídia possui características e elementos particulares para garantir que uma obra abrangente com vários significados seja compreendida pelo público-alvo de uma forma mais clara e objetiva. Cada plataforma, em tese, contribui de maneira positiva para a experiência do sujeito que recebe a mensagem gerando assim a fidelização do mesmo à marca, tornando-o também produtor de novos conteúdos mediante suas práticas de vida e valores pessoais. Para desenvolver e compor este artigo, foi escolhida como metodologia a pesquisa de estudo de caso, exploratória, bibliográfica e documental afim de responder as perguntas gerais que o norteia. Devido a necessidade de tornar a pesquisa mais eficaz e fundamentada, foi utilizada uma abordagem qualitativa para relacionar o comportamento dos admiradores da saga com o objeto de estudo definido. Para coletar os dados desta pesquisa, foi escolhido o estudo de caso com a finalidade de explicar o engajamento dos fãs belenenses com a marca Harry Potter, expor os mais diversos trabalhos feitos por eles como encontros, exposições, competições e divulgação de novos produtos. Com o estudo aprofundado dos itens já citados, obteve-se com os resultados um melhor entendimento do papel do fã sobre o desenvolvimento de uma narrativa transmídia e como a marca ainda é importante para este consumidor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.