JUVENTUDE E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS:
Uma análise de recepção de mensagens musicais na juventude paraense
Palavras-chave:
juventude, música, mediações, estudo de recepçãoResumo
A música está presente no cotidiano de grande parte dos jovens, além de funcionar como um mecanismo de socialização entre eles, podendo criar grupos de amizade de acordo com o gênero musical em comum. O processo de recepção é mediado por práticas que fazem parte do contexto social e cultural dos sujeitos receptores, ou seja, é importante considerar o meio em que as relações acontecem e de que modo elas passam a influenciar o processo de construção do indivíduo. Diante disso, o estudo buscou analisar como funciona a influência das mediações no processo de recepção das mensagens emitidas em músicas dos gêneros Rap e Trap, utilizando jovens estudantes do ensino médio e de diferentes classes sociais como objetos de pesquisa. Para o alcance dos objetivos, é usado como base para a análise, a teoria das mediações, de Jesús Martín-Barbero (2008).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.