JUVENTUDE E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS:

Uma análise de recepção de mensagens musicais na juventude paraense

Autores/as

  • MARCUS MACHADO
  • ANA PAULA VILHENA

Palabras clave:

juventude, música, mediações, estudo de recepção

Resumen

A música está presente no cotidiano de grande parte dos jovens, além de funcionar como um mecanismo de socialização entre eles, podendo criar grupos de amizade de acordo com o gênero musical em comum. O processo de recepção é mediado por práticas que fazem parte do contexto social e cultural dos sujeitos receptores, ou seja, é importante considerar o meio em que as relações acontecem e de que modo elas passam a influenciar o processo de construção do indivíduo. Diante disso, o estudo buscou analisar como funciona a influência das mediações no processo de recepção das mensagens emitidas em músicas dos gêneros Rap e Trap, utilizando jovens estudantes do ensino médio e de diferentes classes sociais como objetos de pesquisa. Para o alcance dos objetivos, é usado como base para a análise, a teoria das mediações, de Jesús Martín-Barbero (2008).

Biografía del autor/a

MARCUS MACHADO

Estudante de Graduação 8º semestre do Curso de Comunicação Social com habilitação em  Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio do Pará (FAP).

ANA PAULA VILHENA

Orientadora do trabalho. Doutora em Educação pela Unesa RJ; Mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Pará. Docente nos cursos de comunicação (publicidade/jornalismo) da Faculdade Estácio do Pará (FAP).

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

MACHADO, M., & VILHENA, A. P. (2019). JUVENTUDE E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS:: Uma análise de recepção de mensagens musicais na juventude paraense. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(2), 55–70. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2803