A ESCOLA COMO BASE DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA
Palavras-chave:
educação, comunicação, dominação, resistência, relações de poderResumo
Partindo de reflexões sobre Educação e Liberdade , com base em autores como Michel Foucault, Paulo Freire e Luís Felipe Miguel proponho categorizar e analisar os letterings produzidos por estudantes do segundo ano do ensino médio da escola de tempo integral Estadual Manoel Leite Carneiro localizada em Belém do Pará. Este artigo se construiu com base na oficina realizada no segundo semestre de 2018 e procura identificar quais discursos são recorrentes nas produções dessas alunas e alunos e de que forma isso desvela processos de dominação e resistência que vivenciam. Nessa análise foi possível observar um ponto em comum em que o tema educação pode ser visto, dependendo da construção da frase, como dominação ou resistência retratados pelos estudantes. O cotidiano foi representado em forma de lettering sendo possível observar como a escola tem potencial para docilizar assim como para libertar e o quanto as resistências cotidianas estão presentes nos discursos desses jovens moradores, em sua grande parte, da periferia de Belém.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.