A ESCOLA COMO BASE DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA

Autores/as

  • ANA KAROLINE FIGUEIREDO

Palabras clave:

educação, comunicação, dominação, resistência, relações de poder

Resumen

Partindo de reflexões sobre Educação e Liberdade , com base em autores como Michel Foucault, Paulo Freire e Luís Felipe Miguel proponho categorizar e analisar os letterings produzidos por estudantes do segundo ano do ensino médio da escola de tempo integral Estadual Manoel Leite Carneiro localizada em Belém do Pará. Este artigo se construiu com base na oficina realizada no segundo semestre de 2018 e procura identificar quais discursos são recorrentes nas produções dessas alunas e alunos e de que forma isso desvela processos de dominação e resistência que vivenciam. Nessa análise foi possível observar um ponto em comum em que o tema educação pode ser visto, dependendo da construção da frase, como dominação ou resistência retratados pelos estudantes. O cotidiano foi representado em forma de lettering sendo possível observar como a escola tem potencial para docilizar assim como para libertar e o quanto as resistências cotidianas estão presentes nos discursos desses jovens moradores, em sua grande parte, da periferia de Belém.

Biografía del autor/a

ANA KAROLINE FIGUEIREDO

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio do Pará e Mestranda no programa de Pós-graduação e m Comunicação,  Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará.

 

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

FIGUEIREDO, A. K. (2019). A ESCOLA COMO BASE DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(1), 102–118. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2798