O CIBERFEMINISMO:

Uma análise da atuação da ONG Think Olga na causa feminista por meio da hashtag #primeiroassédio

Autores

  • JÉSSICA ALMEIDA
  • RITA SOARES

Palavras-chave:

feminismo, ciberfeminismo, empoderamento, ONG Think Olga

Resumo

Este artigo propõe-se analisar a campanha do Twitter #PrimeiroAssédio, criada pela ONG feminista Think Olga, na qual foi elaborada após homens assediarem no meio internet Valentina de apenas 12 anos, que participava do reality show culinário Masterchef Junior Brasil. A hashtag convidou mulheres para contar a história do seu primeiro contato com assédio sexual. Neste trabalho será destacado a importância de uma comunicação pensada e feita por mulheres, tomando como referência dados de pesquisas bibliográficas e dados da violência contra a mulher. Utiliza-se o método de pesquisa explicativa por amostragem, em que considerações de pesquisadores a respeito do ciberfeminismo auxilia na compreensão do levantamento abordado, cujo resultado ressaltou a importância do empoderamento feminino por meio da informação, e a veiculação de uma comunicação pensada a partir de questões de gênero.

Biografia do Autor

JÉSSICA ALMEIDA

Graduada em Comunicação social, habilitação em jornalismo na Faculdade Estácio do Pará.

RITA SOARES

Orientadora do artigo, Jornalista e Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (PPGCP-UFP), professora dos cursos de comunicação da Faculdade Estácio Pará.

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Publicado

22-06-2018

Como Citar

ALMEIDA, J., & SOARES, R. (2018). O CIBERFEMINISMO: : Uma análise da atuação da ONG Think Olga na causa feminista por meio da hashtag #primeiroassédio. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 4(1), 104–123. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2772