COMO O PERFIL DO INSTAGRAM DA DEFENSORIA PÚBLICA DO PARÁ SE COMUNICA COM AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores/as

  • Thalya ANDRADE Faculdade Estácio (PA)
  • Ana Karoline BARBOSA Universidade Federal do Pará e Faculdade Estácio

Palabras clave:

Comunicação Pública, Defensoria Pública, Violência Doméstica, Instagram

Resumen

A Comunicação Pública (CP) é um instrumento que exerce um papel estratégico no processo de democratização da informação. No Pará, as mulheres em situação de violência doméstica enfrentam diversas barreiras sociais, como o desconhecimento dos próprios direitos. Este artigo procura compreender de que maneira a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) se utiliza de plataformas digitais como o Instagram para promover a educação em direitos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e estudo de caso, investigou as publicações postadas no período de maio de 2024 e abril de 2025 e entrevistou a chefe da seção de redes sociais da Diretoria de comunicação. Conclui-se que ao adotar uma linguagem acessível e humanizada, a DPE-PA busca contribuir com o enfrentamento à violência de gênero, fortalecendo o acesso à informação e a busca por direitos.

Biografía del autor/a

Thalya ANDRADE, Faculdade Estácio (PA)

Graduanda em Jornalismo pela Faculdade Estácio do Pará. Estgiária de Jornalismo na Diretoria de Comunicação Social da Defensoria Pública do Estado do Pará.

Ana Karoline BARBOSA, Universidade Federal do Pará e Faculdade Estácio

Possui graduação em Publicidade e propaganda - Estácio do Pará (2018) e mestrado em COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é pesquisadora doutoranda da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

ANDRADE, T., & BARBOSA, A. K. (2025). COMO O PERFIL DO INSTAGRAM DA DEFENSORIA PÚBLICA DO PARÁ SE COMUNICA COM AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 124–145. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3928