LACRAÇAO OU FORMAÇÃO

Modos do Discurso Político no Instagram

Autores/as

  • Alana FONTENELLE Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Campanhas políticas, Instagram, Educação política.

Resumen

As redes sociais tornaram-se espaços centrais de informação e mobilização política, embora frequentemente marcadas por bolhas, dispersão de atenção e imediatismo. Se antes a mídia de massa já era vista como fator de empobrecimento do debate público, as novas tecnologias também passaram a ser criticadas nesse sentido. No entanto, elas oferecem possibilidades e limites moldados pelos usos sociais. Este trabalho analisa o uso do Instagram por candidatas de esquerda e direita, mostrando que, além da “lacração” — busca de aplauso imediato —, há também estratégias formativas voltadas à construção de visões de mundo e fortalecimento das bases.

Biografía del autor/a

Alana FONTENELLE, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutoranda em sociologia - UFC. Doutora em Ciência Política -UnB. Especialista em maternidade e representação política, maternidade e ciência e comunicação política online.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

FONTENELLE, A. (2025). LACRAÇAO OU FORMAÇÃO: Modos do Discurso Político no Instagram. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 168–191. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3907