AS RELAÇÕES SAUDÁVEIS EM REDE:

o papel da escola na promoção da cidadania digital

Autores/as

Palabras clave:

Cidadania digital. Segurança on-line. Screenagers. Educação.

Resumen

A evolução tecnológica tem impacto na noção tradicional de cidadania, originando o termo cidadania digital, compreendido como um conjunto de habilidades, comportamentos e conhecimentos para a relação em rede de maneira ética, responsável e segura. Dessa forma, a escola tem papel relevante nesse debate e, portanto, este trabalho objetiva discutir a relação entre a cidadania digital e o contexto educativo, investigando estratégias para propiciar um ambiente digital seguro. Conclui-se que educadores e cuidadores devem estabelecer uma relação de confiança com a criança/adolescente para que os benefícios da internet sejam sobrepostos aos riscos.

Biografía del autor/a

Vander Aparecido de Castro, Facultad de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciencias de la Educación na Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS - PY); Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University (Flórida - USA); Licenciado em Pedagogia com outras licenciaturas na área de Linguagens (Letras/Português, Letras/inglês e Educação Física); Técnico em Multimeios Didáticos pelo instituto Federal de Educação; Atua como Professor da Educação Básica pertencente aos Quadros do Magistério Efetivo nos Município de Piau-MG e Juiz de Fora - MG; pós-graduado em Psicopedagogia e especialista em Gestão Escolar; Bacharel em Biblioteconomia; possui experiência na área da educação com foco em tecnologias e técnicas de ensino, processos avaliativos, língua estrangeira, gestão escolar e psicologia educacional. 

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Castro, V. A. de. (2024). AS RELAÇÕES SAUDÁVEIS EM REDE:: o papel da escola na promoção da cidadania digital. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 36–48. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3159