O PAPEL DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA ECOPEDAGOGIA PARA POPULAÇÕES EM VULNERABILIDADE SOCIAL.

Autores/as

Palabras clave:

ENFERMAGEM, ECOPEDAGOGIA, SAÚDE AMBIENTAL, POPULAÇÕES EM VULNERABILIDADE

Resumen

Ações educativas que envolvem a educação ambiental fazem parte do bojo de atuação do profissional da enfermagem e da pedagogia. Cabe ao profissional de enfermagem compreender o tripé: qualidade de vida, educação/saúde ambiental para a garantia da promoção da saúde coletiva da população em seu habitat de sobrevivência social. Objetivou-se com este estudo objetivou-se com este estudo analisar a atuação do profissional da enfermagem no campo da ecopedagogia e suas contribuições para a qualidade da saúde coletiva de populações em vulnerabilidade social. Utilizou-se uma revisão de literatura integrativa com o enfoque qualitativo de investigação. O estudo é transversal e não experimental, uma vez que a pesquisa aconteceu em um dado momento e não ocorreu manipulação de dados. O estudo foi realizado nas bases de dados da SCIELO, LILACS e Periódicos da CAPES, a partir dos repositórios publicados no período de janeiro a novembro de 2020 a 2024. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados por meio do cruzamento dos descritores previamente definidos, utilizando o operador boleano, onde foram selecionados 18 (dezoito) artigos dos quais 07 (sete) artigos foram incluídos. Concluiu-se que existe uma grande relação entre a enfermagem e a educação ambiental para a promoção da qualidade de vida do homem e sua relação com o meio ambiente. Os profissionais de enfermagem desempenham um papel fundamental na educação ambiental e na promoção da saúde coletiva, especialmente entre populações em situação de vulnerabilidade. Suas ações contribuem para a prevenção de doenças, a promoção de ambientes saudáveis e a redução de desigualdades, fortalecendo a resiliência e a qualidade de vida das comunidades.

Palavras-chave: enfermagem, ecopedagogia, saúde ambiental e populações em vulnerabilidade.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Borges Lins, A., Borges Lins, B., & Augusta da Costa Arrais, S. (2024). O PAPEL DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA ECOPEDAGOGIA PARA POPULAÇÕES EM VULNERABILIDADE SOCIAL . Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 395–417. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3057