A MEDIAÇÃO DO DEBATE ÉTNICO-RACIAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL EM BELÉM/PA

Autores/as

Resumen

Objetiva-se apresentar o debate étnico-racial na configuração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Serviço Social em Belém/PA. Para isso, adotou-se o método crítico-dialético, por compreender que este é o que melhor qualifica o debate na perspectiva histórico-crítica e de totalidade. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica e documental, por meio da análise dos PPCs dos Cursos disponíveis em sítios eletrônicos para consulta pública. Os resultados demonstram uma mediação tímida do debate antirracista em disciplinas e demais conteúdos curriculares em todas as Unidades de formação analisadas, o que expressa o necessário aprofundamento do debate para uma formação antirracista na área.

Biografía del autor/a

Francisco dos Santos Neto, Faculdade Estácio do Pará

Assistente Social. Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (PPGSS/UFPA). Docente da Faculdade Estácio do Pará. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Questão Étnico-Racial e Formação Profissional, da Faculdade Estácio do Pará. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Política Social na Amazônia (GEPSS), vinculado ao PPGSS da UFPA

Klicia Livian Lobato Aarão, Faculdade Estácio do Pará

Bacharela em Serviço Social, pela Faculdade Estácio do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Questão Étnico-Racial e Formação Profissional, da Faculdade Estácio do Pará.

Ana Cleide Estumano Leal, Faculdade Estácio do Pará

Discente do Curso de Serviço Social da Faculdade Estácio do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Questão Étnico-Racial e Formação Profissional, da Faculdade Estácio do Pará.

Carolina Costa Lima, Faculdade Estácio do Pará

Discente do Curso de Serviço Social da Faculdade Estácio do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Questão Étnico-Racial e Formação Profissional, da Faculdade Estácio do Pará.

Lwelligton José Ramos Assunção, Faculdade Estácio do Pará

Discente do Curso de Serviço Social da Faculdade Estácio do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Questão Étnico-Racial e Formação Profissional, da Faculdade Estácio do Pará.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

dos Santos Neto, F., Livian Lobato Aarão, K., Cleide Estumano Leal, A. ., Costa Lima, C., & José Ramos Assunção, L. . (2024). A MEDIAÇÃO DO DEBATE ÉTNICO-RACIAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL EM BELÉM/PA. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 309–319. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3054