UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE A IDENTIDADE E DIFERENÇA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO PROFESSOR “HOMEM” NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

Palabras clave:

Educação Infantil, Identidade e Diferença, Inteligência Artificial

Resumen

A presença da identidade e da diferença na era da inteligência artificial vinculada ao professor homem na educação infantil, é crucial para a compreensão das práticas pedagógicas e das percepções arraigadas sobre gênero e identidade. O objetivo do artigo é discutir esses conceitos com base em publicações entre os anos 2013 e 2023, por meio da Revisão Sistemática a partir da abordagem qualitativa e descritiva com dados das bases Eric, SciELO e Scopus. Os resultados destacam uma identidade docente vista como uma ameaça à integridade biopsicossocial das crianças. Este estudo preenche uma lacuna na pesquisa ao vincular a identidade e a diferença à diversidade representada pelo professor da Educação Infantil.

Biografía del autor/a

Renan Mota Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (IFCH/PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) 2021. Possui Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/ RJ). Graduando em Psicologia (atual) Faculdade Estácio de Sá Belém (FAP/PA). Membro do Conselho Editorial Científico - Membro Colaborador da Revista Acadêmico Mundo (ISSN 2318-1494); Membro Editor da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (ISSN 2448-0959). Avaliador nos anos de 2022 e 2023 da Revista Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) - (ISSN 1984-1566). Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Participante do Coletivo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão (UFPA). Tem trabalho publicado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) - Porto, Portugal; e trabalho citado pela Universidade da Coruña. Atualmente, pesquisando (Des)colonialidades como dispositivos de subjetivação no percurso da atuação profissional de um professor "homem" na Educação Infantil, com previsão de defesa de Tese de Doutorado no primeiro semestre/2024.

Vinicius Monteiro Benicio, Faculdade Estácio do Pará (FAP)

Atualmente coordenador do Núcleo de apoio ao Estudante Faculdade Estácio do Pará, graduando em Pedagogia, pós graduando em Direito penal e processo penal, pós graduando em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio do Pará ano 2020.2, especialista em docência e gestão do ensino superior, especialista em Docência para educação profissional e tecnológica pelo IFES-CEFOR. Foi membro eleito do conselho superior administrativo(CONSUAD) por dois mandatos na Faculdade Estácio do Pará atuando como representante dos discentes da IES ano 2017 a 2018, 2019 a 2020, Membro do programa de extensão universitária Comunicar para educar. Atuou como monitor das disciplinas Introdução ao estudo do Direito, Direito penal I e processo penal l durante a graduação em Direito.

Tiago Pereira Vicente, Marinha do Brasil. 1º esquadrão de Helicópteros de EMprego Geral do Norte (EsqdHU-41)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida (2012). Atualmente é MILITAR da MARINHA DO BRASIL. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental. 

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Mota Silva, R., Monteiro Benicio, V. ., & Pereira Vicente, T. . (2024). UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE A IDENTIDADE E DIFERENÇA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO PROFESSOR “HOMEM” NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 288–308. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2969