JORNALISMO EM QUADRINHOS:

DE PALESTINA À REVISTA BADARÓ

Autores/as

  • JESSÉ FERREIRA
  • ROSANE STEINBRENNER

Palabras clave:

Joe Sacco, revista Badaró, Jornalismo em quadrinhos

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de contextualizar o Jornalismo em História em Quadrinho (JHQ) trazendo como referências centrais a obra “Palestina”, do maltês radicado nos Estados Unidos, Joe Sacco, considerada a  reportagem inaugural em quadrinhos, bem como a Revista Badaró, produzida por um grupo jornalístico independente que se coloca como o primeiro veículo brasileiro focado na produção de jornalismo em quadrinhos. Para isso, será feito um breve histórico da história dos quadrinhos, e usaremos o conceito de arte sequencial (EISNER, 2010) e justaposição gráfica (McCLOUD, 1995) para definir a linguagem e estilística dos quadrinhos; será  utilizado como trabalho norteador a primeira monografia brasileira publicada sobre o jornalismo em quadrinhos de Palestina, de Antônio Aristides Dutra (DUTRA, 2003), enfatizando a dupla legibilidade gráfico-textual do gênero jornalismo em quadrinhos.

Biografía del autor/a

JESSÉ FERREIRA

Graduando em Comunicação Social- Jornalismo (FACOM/UFPA). 

ROSANE STEINBRENNER

Professora Associada Faculdade de Comunicação, docente permanente Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) – Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

FERREIRA, J., & STEINBRENNER, R. (2023). JORNALISMO EM QUADRINHOS:: DE PALESTINA À REVISTA BADARÓ. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 9(2), 130–150. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2878