RÁDIO WEB BIG FARMA:

PARA ALÉM DE UM CONTEÚDO COMERCIAL EM CAMETÁ, INTERIOR DO PARÁ, MEDIAÇÕES E INTERAÇÕES

Autores/as

  • MARCELY BORGES
  • ARCÂNGELA SENA

Palabras clave:

rádio, Cametá, WEb, conteúdo, mediações

Resumen

Em uma sociedade contemporânea conectada, onde novas ferramentas tecnológicas surgem para aumentar a conexão virtual entre as pessoas, observa-se também a constante mudança comportamental entre os usuários deste universo midiático, cada vez mais interativo. Entretanto, o espaço geográfico ainda tem sido um divisor no meio comunicacional, lugares como Cametá, no nordeste paraense, região amazônica, onde o acesso à internet é precário em algumas áreas, acentuam-se as diferenças e a exclusão digital. Como uma sociedade interditada pela inclusão digital pode viver a dispersão do conteúdo de exclusão e ser informada a partir de uma rádio empresarial? Quais mediações e narrativas são provocados na população, a partir de uma rádio web de natureza comercial? Este artigo pretende analisar o conteúdo, suas mediações e interações comunicacionais provocadas por uma rádio web institucional chamada “Big Farma” e a comunidade do município de Cametá. Como metodologia utilizaremos a análise de conteúdo para compreender como o canal, utilizado por uma empresa, pode se configurar como comunicação de serviço e utilidade pública e possibilitar a inclusão digital numa cidade do interior da Amazônia. Utilizam-se como principais autores: Manuel Castells (2003), Laurence Bardin (2006), Henry Jenkins (2008) e Martin Barbero (1997).

Biografía del autor/a

MARCELY BORGES

Graduanda do curso de Jornalismo da Estácio do Pará. Integrante do projeto de extensão e pesquisa Comunicar para Educar, desde 2018, pela Estácio do Pará. PIBic 2019 curso de jornalismo da FAP.

ARCÂNGELA SENA

Jornalista e Publicitária, Mestre em Ciência da Comunicação. Coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Estácio do Pará. Coordenadora do projeto de extensão e pesquisa Comunicar para Educar.

Publicado

2022-06-28

Cómo citar

BORGES, M., & SENA, A. (2022). RÁDIO WEB BIG FARMA:: PARA ALÉM DE UM CONTEÚDO COMERCIAL EM CAMETÁ, INTERIOR DO PARÁ, MEDIAÇÕES E INTERAÇÕES. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 8(1), 14–38. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2834