A ADAPTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE DO CORPO GORDO EM ‘DUMPLIN’

Autores/as

  • GABRIELA GARCIA
  • SARAH CARNEIRO
  • MARCUS CORREA

Palabras clave:

corpo gordo, adaptação cinematográfica, transmídia, representatividade, Dumplin

Resumen

(2015), o objetivo do trabalho foi de analisar o corpo gordo na adaptação da obra cinematográfica Dumplin’ (2018) e em como ele é retratado na sétima arte. O artigo foi fundamentado na metodologia de estudo de caso que através do questionário, Dumplin’ e o corgo gordo nos filmes, pôde apurar a visão contemporânea dos entrevistados sobre a temática. Por meio da análise de conteúdo do filme abordamos alguns conceitos da Escola de Frankfurt (1924-1950), atravessamos a era pós-moderna até a hipermodernidade, baseando-nos nos conceitos de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy (2004) e utilizamos os estudos de Henry Jenkins (2009) sobre a convergência midiática e a transmídia, uma vez que o objeto de estudo passou por uma adaptação por meio do trânsito de conteúdo.

Biografía del autor/a

GABRIELA GARCIA

Acadêmica do Curso de Comunicação social - Habilitação em Jornalismo – Faculdade Estácio do Pará. 

SARAH CARNEIRO

Acadêmica do Curso de Comunicação social - Habilitação em Jornalismo – Faculdade Estácio do Pará.

MARCUS CORREA

Orientador do trabalho, mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA), Professor do Curso de Comunicação social - Habilitação em Jornalismo – Faculdade Estácio do Pará.

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

GARCIA, G., CARNEIRO, S., & CORREA, M. (2021). A ADAPTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE DO CORPO GORDO EM ‘DUMPLIN’. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 7(1), 227–252. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2832