BBB: AGULHA HIPODÉRMICA NA CIBERCULTURA

Autores/as

  • GUILHERME NETO
  • NEIVA BRAGA
  • ANA PAULA VILHENA

Palabras clave:

agulha hipodérmica, bala mágica, cultura de fãs, product placement

Resumen

O presente artigo teve como objetivo principal observar a presença de um efeito "agulha hipodérmica" dentro do consumo midiático na cibercultura. Através do objeto de estudo, o Reality Show Big Brother Brasil em suas diversas edições, conseguimos identificar três ações de product placement que foram consideradas as de maior impacto em termos de lembrança de marca e de interação com público e, nessa análise de conteúdo, percebemos que o tipo de inserção de publicidade diária lançada pelo programa, consegue de alguma forma ditar modas, regras e comportamentos nos telespectadores, fazendo a marca comunicar seus atributos e despertando o interesse de quem acompanha a programação. Os resultados mostraram que existem consumidores que são altamente persuadidos por ações de marketing, por produtos exibidos em programas como o BBB, fazendo com o que ele seja atingido, como uma bala mágica.

Biografía del autor/a

GUILHERME NETO

Discente Faculdade Estácio do Pará, graduando em Comunicação Social/Publicidade. 

NEIVA BRAGA

Discente Faculdade Estácio do Pará, graduando em Comunicação Social/Publicidade. 

ANA PAULA VILHENA

Orientadora do trabalho. Docente da Faculdade Estácio do Pará, Doutora em Educação (UNESA/RJ), Mestre em Ciências Sociais (UFPA) e Graduada em Comunicação Social (UFPA)

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

NETO, G., BRAGA, N., & VILHENA, A. P. (2018). BBB: AGULHA HIPODÉRMICA NA CIBERCULTURA. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 4(2), 01–18. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2779