O PODER DO DISCURSO AUDIOVISUAL POLÍTICO SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA:

O 2º turno das eleições de Belém em 2016

Autores/as

  • JÉSSICA ALINE SILVA
  • ARCÂNGELA SENA

Palabras clave:

Aaudiovisual, política, discurso

Resumen

O ato de comunicar faz parte das relações de poder desde os primórdios da história. A exemplo disso, temos a Grécia Antiga, e seus oradores, onde o que melhor falava, era o dono da verdade absoluta. Este trabalho busca analisar a forma em que é feita a comunicação política, e entender como é possível influenciar a opinião pública usando como recurso o discurso audiovisual em período eleitoral. Portanto, o presente projeto pretende analisar o discurso audiovisual e o controle de poder  sobre os eleitores às vésperas das eleições de 2016, para a prefeitura da cidade de Belém, a partir da análise dos vídeos de campanha dos candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB). Objetiva-se com isso, entender de que forma o discurso audiovisual político é capaz de interferir sobre a  opinião pública. Sabemos que existem diversos meios de formar a opinião pública, porém, para a pesquisa vamos nos limitar ao poder do discurso audiovisual veiculado em TV aberta. Para este artigo nos propomos a analisar 4 materialidades,  sendo  dois vídeos de campanha, e dois clips jingles correspondentes ao 2° turno das eleições municipais, que foram amplamente divulgados em TV aberta em dois horários  diários, dentro do período de 5-29/10/2016. Ao se analisar os discursos que circulam na televisão, em especial, no caso do objeto estudado, veiculações de campanhas políticas, deve-se considerar o acionamento de redes de memórias que reproduzem e atualizam os discursos que circulam na sociedade e constituem as relações de poder. Para fundamentar a ideia central contida neste projeto, usamos como base a obra “A ordem do discurso” de Michael Foucault.

Biografía del autor/a

JÉSSICA ALINE SILVA

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Estácio do Pará. Aluna PIBIC da linha de Pesquisa Análise do Discurso do Audiovisual de Belém e Ananindeua.

ARCÂNGELA SENA

Orientadora do trabalho. Mestre em Ciência da Comunicação, pelo Programa de PPGCom/UFPA; Graduada em Jornalismo e Publicidade pela Universidade Federal do Pará; Membro do Grupo de Estudos, Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (GEDAI); Professora e Coordenadora do curso de comunicação social da Estácio do Pará. Orientadora da linha de Pesquisa – Análise do Discurso do Audiovisual de Belém e Ananindeua.

Publicado

2017-12-11

Cómo citar

SILVA, J. A., & SENA, A. (2017). O PODER DO DISCURSO AUDIOVISUAL POLÍTICO SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA:: O 2º turno das eleições de Belém em 2016. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 3(2), 69–92. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2758