O PODER DO DISCURSO AUDIOVISUAL POLÍTICO SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA:
O 2º turno das eleições de Belém em 2016
Keywords:
Aaudiovisual, política, discursoAbstract
O ato de comunicar faz parte das relações de poder desde os primórdios da história. A exemplo disso, temos a Grécia Antiga, e seus oradores, onde o que melhor falava, era o dono da verdade absoluta. Este trabalho busca analisar a forma em que é feita a comunicação política, e entender como é possível influenciar a opinião pública usando como recurso o discurso audiovisual em período eleitoral. Portanto, o presente projeto pretende analisar o discurso audiovisual e o controle de poder sobre os eleitores às vésperas das eleições de 2016, para a prefeitura da cidade de Belém, a partir da análise dos vídeos de campanha dos candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB). Objetiva-se com isso, entender de que forma o discurso audiovisual político é capaz de interferir sobre a opinião pública. Sabemos que existem diversos meios de formar a opinião pública, porém, para a pesquisa vamos nos limitar ao poder do discurso audiovisual veiculado em TV aberta. Para este artigo nos propomos a analisar 4 materialidades, sendo dois vídeos de campanha, e dois clips jingles correspondentes ao 2° turno das eleições municipais, que foram amplamente divulgados em TV aberta em dois horários diários, dentro do período de 5-29/10/2016. Ao se analisar os discursos que circulam na televisão, em especial, no caso do objeto estudado, veiculações de campanhas políticas, deve-se considerar o acionamento de redes de memórias que reproduzem e atualizam os discursos que circulam na sociedade e constituem as relações de poder. Para fundamentar a ideia central contida neste projeto, usamos como base a obra “A ordem do discurso” de Michael Foucault.
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