A IDENTIDADE OU REPRESENTATIVIDADE DE UM POVO INTERIORANO:

Um estudo de caso do Programa Balanço Geral na cidade de Novo Repartimento a partir da notícia

Autores/as

  • MOZANIEL GUIMARÃES
  • ARCÂNGELA SENA

Palabras clave:

jornalismo local, relações de poder, fait divers, identidade

Resumen

O presente artigo vem analisar como a população local de Novo Repartimento, sudeste do Estado do Pará, era representada e identificada pelo único telejornal local, Balanço Geral, na emissora afiliada à Rede Record, antes de ser retirado do ar. Analisar-se-á, a partir do conceito de fait divers se há uma preocupação, compromisso com a informação qualitativa ou se visa essencialmente a audiência. Estabelecemos uma analogia entre o jornalismo em nível sensacionalista e as relações de poder que permeiam à estrutura do jornal. Trata-se de um texto sobre a mídia local, que deseja entender como se constrói a notícia veiculada pelo telejornal, em questão, e se identifica a população local). O trabalho é alicerçado por pesquisa bibliográfica e em análise sistemática que busca esclarecer de um modo considerável como e porque acontece a desconstrução do conceito de jornalismo na cidade para uma ideia de espetáculo da notícia. Os pensamentos dos filósofos Michel Foucault, Roland Barthes, Guy Debord, Mauro Wolf e Stuart Hall são utilizados como referencial teórico para enfim chegarmos a uma explicação mais significativa de como a comunicação pode se construir.

Biografía del autor/a

MOZANIEL GUIMARÃES

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP).

ARCÂNGELA SENA

Professora e coordenadora do curso de Comunicação Social na Faculdade Estácio do Pará, Mestre em comunicação (Universidade Federal do Pará).

Publicado

2016-06-20

Cómo citar

GUIMARÃES, M., & SENA, A. (2016). A IDENTIDADE OU REPRESENTATIVIDADE DE UM POVO INTERIORANO:: Um estudo de caso do Programa Balanço Geral na cidade de Novo Repartimento a partir da notícia. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 2(1), 115–135. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2711