Vol. 1 No. 1 (2015): Dossiê Jornalismo
Dossiê jornalismo
O curso de Comunicação Social da Estácio FAP acaba de lançar sua primeira revista científica. Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia é uma publicação eletrônica semestral que visa reunir pesquisas sobre temáticas relacionadas ao campo da Comunicação Social realizadas na região Amazônica.
Puçá: Revista de Comunicação e Cultura é a primeira revista científica do Pará com foco específico em pesquisas do campo da comunicação social.
O puçá é uma rede de pesca de mariscos, caranguejos e siris muito utilizada pelos pescadores artesanais da região amazônica. Ribeirinhos e indígenas se alimentam dos pescados do puçá. O Puçá, em nosso caso, funciona como uma rede de idéias, contatos e debates entre pesquisadores da região, tendo a comunicação social como foco, como fundamento da constituição de uma cultura que perpassa esta região singular no planeta.
Compreender o papel da Comunicação Social na construção da cultura contemporânea significa construir redes de interpretação entre diversos campos de conhecimento e práticas sociais. É nesse sentido que a Revista Puçá se propõe como uma publicação aberta e interdisciplinar, com contribuições de pesquisadores do campo da comunicação e áreas afins, que busquem interpretar o papel exercido atualmente pelo campo midiático. Tal campo atua, na contemporaneidade, como conformador de um eixo comum orientado pela intensificação das trocas simbólicas, num processo ampliado de mundialização da cultura e no desenvolvimento de discursos e de novos parâmetros de sociabilidade. Este movimento tem caráter multidimensional e a comunicação social vem à tona como dinâmica estruturada e estruturante nessa sociedade.
Além de ser um canal de divulgação dos artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Publicidade e Jornalismo da Estácio FAP, a revista objetiva também a publicação de artigos e ensaios resultantes de estudos teóricos e/ou pesquisas que envolvam a comunicação e a cultura na região. A revista publicará também, em seus próximos números, entrevistas e resenhas, além da divulgação de encontros, eventos, publicações e defesas de monografias, dissertações e teses.
Em seu primeiro número, a revista reúne pesquisas sobre o jornalismo (seus discursos e suas práticas) na região Amazônica, com artigos de graduados em jornalismo da Estácio FAP em 2010. Entre os temas estão pesquisas de representações sociais sobre moradores de rua, jornalismo interativo, relação entre assessoria de imprensa e jornalismo, análise de conteúdo comparativa sobre a cobertura da crise econômica mundial e critérios de noticiabilidade do jornalismo policial.
A equipe editorial agradece especialmente à Estácio FAP, pelo apoio institucional que garantiu a publicação deste primeiro número da revista. Agradecemos também à Faculdade Estácio do Rio de Janeiro pelo apoio logístico e em Tecnologia da Informação, o que nos auxiliou a divulgar a Revista e seus conteúdos.
Desejamos a todos uma boa leitura, aguardando o retorno com suas contribuições, críticas e sugestões.