MORADOR DE RUA:
Da questão social para a questão midiática
Palavras-chave:
Morador de rua, Domicílio, Sociedade, ImprensaResumo
O presente artigo analisa o discurso constituído nas mídias em relação ao morador de rua. A partir da Análise do Discurso (A.D.), na linha de Patrick Charaudeau (2009), revela-se a imagem do sem domicílio – instituída pela sociedade – em matérias publicadas no portal de notícias Diário Online. Partindo-se de pesquisa aplicada, qualitativa e bibliográfica, apresentamos do ponto de vista sociológico, o modo de vida e as tipificações atribuídas a quem mora na rua. Também se faz um estudo da forma como as mídias corroboram as aspirações de quem detém influência política e econômica. Verifica-se o jornalismo, como servidor da sociedade, informando e defendendo os cidadãos de eventuais abusos do poder; mas que, em contrapartida, também é uma empresa e representa um poder. Como resultado, utilizando-se de blocos semânticos na análise das matérias, encontramos as representações sociais do bêbado, criminoso, sub-humano, doente mental, sujo e drogado, sendo reforçados pela imprensa
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