AMAZÔNIA ENTRE VÍRUS E CHAMAS:
ANÁLISE DA COBERTURA MIDIÁTICA DO PORTAL DE NOTÍCIAS THE GUARDIAN SOBRE A REGIÃO AMAZÔNICA EM 2020
Keywords:
Amazônia, midiatização, marca Amazônia, The GuardianAbstract
O presente artigo traz a análise da imagem da Amazônia na cobertura jornalística on-line do portal de notícias inglês The Guardian – um dos que mais publica notícias sobre a região, durante o ano de 2020, período que tivemos a intensificação de uma antipolítica ambiental no Brasil e o combate à Covid-19. A proposta foi observar a abordagem e as temáticas que foram tratadas acerca da região amazônica o que, ao nosso ver, nos traz importantes reflexões a respeito da imagem midiática internacional formada sobre o território. A partir da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2010) notamos uma cobertura jornalística voltada ao enfoque político e social construindo uma narrativa de que devemos “salvar a Amazônia” dialogando com a perspectiva colonialista de explicar o que estava ocorrendo para o mundo. Durante o ano de 2020, o portal não produziu matérias sobre o conhecimento, arte e cultura na região, ou seja, o veículo reforçou um estereótipo já desenhado de que a Amazônia é vista com problemas históricos, sociais, econômicos e políticos. Esse ideário foi fortalecido pela política anti-ambientalista e anti-indigenista promovida por Jair Bolsonaro em meio ao combate da pandemia da COVID-19.
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