O CHECKMATE DE ANITTA:

As estratégias de marketing usadas na sua ascensão mundial

Authors

  • RICHARDSON do CARMO
  • HELLEN MONARCHA

Keywords:

anitta, checkmate, convergência, co-branding

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo traçar a trajetória e analisar as estratégias utilizadas para a internacionalização da carreira da cantora brasileira Anitta, que iniciou a carreira muito jovem e rapidamente se tornou um ídolo do funk no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Nacionalmente se tornou conhecida no ano de 2013 com o hit Show das Poderosas, música que a levou aos primeiros lugares das maiores rádios do país. Com o passar dos anos e alguns lançamentos bastante exitosos depois, Anitta se tornou a maior artista do mercado brasileiro e conseguiu consolidar sua carreira em todos os quatro cantos do Brasil. Então, decidiu que era o momento de explorar o mercado internacional e expandir as fronteiras da sua música o máximo que pudesse, algo pouco comum para os artistas brasileiros naquela época. Mas Anitta foi, rumo ao desconhecido e ao incerto. Com a expertise de uma verdadeira mestre criou o Checkmate, projeto que a tornou conhecida internacionalmente e fixou a carreira da brasileira no topo de charts ao redor do mundo todo.

 

 

Author Biographies

RICHARDSON do CARMO

Discente Faculdade Estácio do Pará, graduando em Comunicação Social/Publicidade.

HELLEN MONARCHA

Orientadora do trabalho. Docente da Faculdade Estácio do Pará, Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA/PA) e Graduada em Comunicação Social (UFPA).

Published

2019-06-28

How to Cite

do CARMO, R., & MONARCHA, H. (2019). O CHECKMATE DE ANITTA:: As estratégias de marketing usadas na sua ascensão mundial. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(1), 17–33. Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2793