As AS COMUTAÇÕES DO TEMPO PRESENTE PARA A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
deliberações e exigências dos organismos multilaterais em tempos neoliberais
Resumo
Este ensaio, que integra parte de uma pesquisa dissertativa apresentada em 2021 no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará – PPGSS/UFPA, se propõe a fazer uma reflexão introdutória de três principais documentos produzidos por organismos multilaterais que, junto a outros parâmetros documentais, orientaram a contrarreforma neoliberal brasileira, com ênfase na Política Pública de Educação Universitária. Orientada pelo método crítico-dialético, optamos pela pesquisa documental e bibliográfica que nos proporcionou identificar que as orientações dos organismos multilaterais favorecem a expansão da educação em países da periferia do capital como serviço privado, na composição de uma gestão vinculada aos interesses dos empresários e um novo mercado, o da educação superior como mercadoria, inclusive especulada na bolsa de valores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.