AS RELAÇÕES SAUDÁVEIS EM REDE:

o papel da escola na promoção da cidadania digital

Autores

Palavras-chave:

Cidadania digital. Segurança on-line. Screenagers. Educação.

Resumo

A evolução tecnológica tem impacto na noção tradicional de cidadania, originando o termo cidadania digital, compreendido como um conjunto de habilidades, comportamentos e conhecimentos para a relação em rede de maneira ética, responsável e segura. Dessa forma, a escola tem papel relevante nesse debate e, portanto, este trabalho objetiva discutir a relação entre a cidadania digital e o contexto educativo, investigando estratégias para propiciar um ambiente digital seguro. Conclui-se que educadores e cuidadores devem estabelecer uma relação de confiança com a criança/adolescente para que os benefícios da internet sejam sobrepostos aos riscos.

Biografia do Autor

Vander Aparecido de Castro, Facultad de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciencias de la Educación na Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS - PY); Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University (Flórida - USA); Licenciado em Pedagogia com outras licenciaturas na área de Linguagens (Letras/Português, Letras/inglês e Educação Física); Técnico em Multimeios Didáticos pelo instituto Federal de Educação; Atua como Professor da Educação Básica pertencente aos Quadros do Magistério Efetivo nos Município de Piau-MG e Juiz de Fora - MG; pós-graduado em Psicopedagogia e especialista em Gestão Escolar; Bacharel em Biblioteconomia; possui experiência na área da educação com foco em tecnologias e técnicas de ensino, processos avaliativos, língua estrangeira, gestão escolar e psicologia educacional. 

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Castro, V. A. de. (2024). AS RELAÇÕES SAUDÁVEIS EM REDE:: o papel da escola na promoção da cidadania digital. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 36–48. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3159