O PAPEL DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA ECOPEDAGOGIA PARA POPULAÇÕES EM VULNERABILIDADE SOCIAL.
Palavras-chave:
ENFERMAGEM, ECOPEDAGOGIA, SAÚDE AMBIENTAL, POPULAÇÕES EM VULNERABILIDADEResumo
Ações educativas que envolvem a educação ambiental fazem parte do bojo de atuação do profissional da enfermagem e da pedagogia. Cabe ao profissional de enfermagem compreender o tripé: qualidade de vida, educação/saúde ambiental para a garantia da promoção da saúde coletiva da população em seu habitat de sobrevivência social. Objetivou-se com este estudo objetivou-se com este estudo analisar a atuação do profissional da enfermagem no campo da ecopedagogia e suas contribuições para a qualidade da saúde coletiva de populações em vulnerabilidade social. Utilizou-se uma revisão de literatura integrativa com o enfoque qualitativo de investigação. O estudo é transversal e não experimental, uma vez que a pesquisa aconteceu em um dado momento e não ocorreu manipulação de dados. O estudo foi realizado nas bases de dados da SCIELO, LILACS e Periódicos da CAPES, a partir dos repositórios publicados no período de janeiro a novembro de 2020 a 2024. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados por meio do cruzamento dos descritores previamente definidos, utilizando o operador boleano, onde foram selecionados 18 (dezoito) artigos dos quais 07 (sete) artigos foram incluídos. Concluiu-se que existe uma grande relação entre a enfermagem e a educação ambiental para a promoção da qualidade de vida do homem e sua relação com o meio ambiente. Os profissionais de enfermagem desempenham um papel fundamental na educação ambiental e na promoção da saúde coletiva, especialmente entre populações em situação de vulnerabilidade. Suas ações contribuem para a prevenção de doenças, a promoção de ambientes saudáveis e a redução de desigualdades, fortalecendo a resiliência e a qualidade de vida das comunidades.
Palavras-chave: enfermagem, ecopedagogia, saúde ambiental e populações em vulnerabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.