SAMPLEADOS E A TRANSCENDÊNCIA DA MÚSICA PARENSE

Autores

  • MOISES LIMA
  • ARCÂNGELA SENA

Palavras-chave:

mídias, multi-telas, sampleados, viraização

Resumo

RESUMO

O presente trabalho tem a perspectiva de estudar A web série Sampleados, que foi inicialmente, um projeto de extensão universitária da Faculdade Estácio FAP, hoje atua fora dela, de forma comercial e com enunciados polifônicos sobre a forma de se identificar a cultura do Norte, em especial a paraense. O objetivo geral é entender o projeto Sampleados e as reverberações de sentido, provocadas por uma espécie de resistência ao “status quo musical” nacional. Para tanto, vamos analisar como o discurso do digital interfere na condição histórica da música do Norte. A ideia é responder a seguinte pergunta: um projeto como esse consegue ter visibilidade na indústria fonográfica partindo de um lugar chamado Amazônia? Minha hipótese é que sim, por conta da utilização das mídias digitais, um espaço heterotópico e de possibilidades de sujeitos ativos. A metodologia empregada será de estudo de caso, inicialmente, para a posteriori entender os discursos digitais que permeiam esse dispositivo de divulgação musical. Os principais autores a serem levantados neste trabalho são Henry Jenkins, Stuart Hall, Michel Foucault, entre outros.

Biografia do Autor

MOISES LIMA

Graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Faculdade Estácio do Pará.

ARCÂNGELA SENA

Orientadora do trabalho. Mestra em Ciência da Comunicação (UFPA). Professora  e coordenadora do Curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da Faculdade Estácio do Pará

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

LIMA, M., & SENA, A. (2022). SAMPLEADOS E A TRANSCENDÊNCIA DA MÚSICA PARENSE. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 8(2), 61–74. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2849