PROPOSTA DE CAMPANHA DE INCLUSÃO COMUNICATIVA PARA PESSOAS QUE POSSUEM DISLEXIA NA REGIÃO DE BELÉM DO PARÁ

Autores

  • LETÍCIA SANTOS
  • PEDRO SOARES
  • RODOLFO MARQUES

Palavras-chave:

campanha, inclusão, disléxicas, comunicação social, educomunicação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de uma campanha de propaganda com o viés de inclusão comunicativa de pessoas disléxicas na região metropolitana de Belém do Pará. O problema de pesquisa é como identificar a melhor maneira de incluir pessoas com dislexia através da comunicação social e da educomunicação. Como métodos, foram usados três caminhos combinados: a revisão de literatura com autores clássicos, como Kotler (2017), Lévy (2000) e Garcia (1999); dados quantitativos com uma amostra superior a 100 pessoas; e entrevistas com profissionais que tratam de pessoas disléxicas. Uma das autoras desse trabalho tem dislexia e trabalha na área da comunicação. Esse artigo, oriundo de um trabalho de conclusão de curso – e iniciação científica – relaciona comunicação e educação explicando seus conceitos, esclarece alguns questionamentos persistentes em relação ao assunto dislexia e monta uma campanha baseada nas respostas obtidas a partir da coleta de dados da pesquisa realizada.

Biografia do Autor

LETÍCIA SANTOS

Publicitária graduada pela FEAPA em 2020.

PEDRO SOARES

Publicitário graduado pela FEAPA em 2020. 

RODOLFO MARQUES

Orientador do trabalho, doutor em Ciência Política (UFRGS), mestre em Ciência Política (UFPA), MBA em Marketing (FGV) e servidor público.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

SANTOS, L., SOARES, P., & MARQUES, R. (2021). PROPOSTA DE CAMPANHA DE INCLUSÃO COMUNICATIVA PARA PESSOAS QUE POSSUEM DISLEXIA NA REGIÃO DE BELÉM DO PARÁ. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 7(1), 189–210. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2830