Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

PARA ARTIGOS CIENTÍFICOS E REVISÃO

SOBRE AS NORMAS EDITORIAIS

1) A revista publica trabalhos que estejam relacionados com temas interdisciplinares, seja no campo geral da educação seja nas diversas áreas específicas, somente em língua portuguesa. Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Os textos deverão ser submetidos obrigatoriamente no portal da revista em arquivo compatível(word).

2) Os textos publicados em lingua portuguesa devem vir acompanhados de resumo em português e em inglês (Abstract). 

3) Serão publicados trabalhos inéditos,  apresentados conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor.

4) Serão aceitas as submissões, para análise tendo em conta a publicação, trabalhos de docentes, discentes e pesquisadores de temáticas diferenciadas. 

5) Cada manuscrito será devidamente avaliado  pelo Comitê Científico e Editorial (avaliação entre pares), que decidirá pela aprovação ou não do trabalho, com o envio de um parecer apreciativo.

6) Todos os manuscritos serão previamente analisados  sobre a sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista decidindo por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia.

7) É facultada a equipe editorial o direito de não dar feedbacks aos autores, com as explicações das possíveis incoerências quando da rejeição do manuscrito. 

8) Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados.

9) O autor principal, responsável pelo envio do trabalho, será informado, por e-mail, da aceitação ou não do trabalho para publicação.

10)  A análise avaliativa do artigo pelos pareceristas que compõem o corpo editorial, reside nos seguintes itens:  na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados); na consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e aos resultados);  na consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); na qualidade do conhecimento educacional produzido e/ou específico de uma determinada área (com relação à densidade analítica, evidências ou provas das afirmações apresentadas e ideias conclusivas); na relevância científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica); na originalidade do trabalho (com relação aos avanços, seja da área educacional seja de áreas específicas) e, na adequação da escrita à norma culta da língua que o artigo foi escrito.

11)  Se necessário, o artigo aprovado será devolvido aos autores com a solicitação de pequenas correções, visando à melhoria do texto.

12)  Cada artigo poderá ter no máximo 6 (seis) autores. 

12.1) O nome dos autores  deverá ser colocado somente após a análise do trabalho;
12.2) Na submissão inicial do trabalho, os nomes dos autores e seus respectivos dados deverão ser OMITIDOS, a fim de que seja privilegiada a avalição á cega.  Esses dados serão acrescentados somente depois da avaliação por pares. Os nomes dos autores deve ser inserido logo abaixo do título, com a distância de 3 espaços simples, do título e com 1 espaço simples entre nomes de autores. Todos alinhados á direita.


12.3) Depois da avaliação inicial, os dados do(s) autor(es)¹ deverá (ão) ser acrescentados á página inicial do texto, como nota de rodapé, alinhado(s) no lado esquerdo da página (nome completo do autor, endereço de e-mail e ou endereço do currículo Lattes, instituição a que está vinculado), com um nome abaixo do outro (espaço simples entre os autores), sendo o primeiro nome o do autor principal. 

SOBRE A FORMATAÇÃO
1) Os trabalhos devem ser elaborados no Word e apresentados em página formato A4 (297 x 210 mm), com margens inferior e direita de 2 cm e superior e esquerda de 3 cm; fonte Arial tamanho 12pts, com entrelinhas espaço 1,5, sem espaço entre os parágrafos e com formato justificado.

2) Serão aceitos trabalhos nos seguintes formatos:

  • ARTIGOS CIENTÍFICOS – Originais, de 10 a 15 laudas, com Introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais;
  • ARTIGOS de Revisão Narrativa, até 10 laudas, com Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais;
  • RESENHAS – até 5 laudas, com Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais

3) Título do trabalho: Arial, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento 1,5. Os títulos devem ser concisos e especificar claramente o assunto tratado no artigo.

  • Título em língua inglesa: Arial, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento 1,5;

4) Nome(s) do(s) autor(es): devem estar por extenso, em negrito, fonte Arial, alinhado à direita, tamanho 12, espaçamento simples.

4.1) As credenciais devem ser inseridas na  nota de rodapé, fonte Arial, tamanho 10, numerados com algarismos arábicos, espaçamento simples, com os seguintes dados de cada autor: Nome completo, e-mail, título, instituição de vínculo e função, nessa ordem. Cada artigo poderá ter no máximo 6 (seis) autores. 

4.2) EXEMPLO DAS CREDENCIAIS DO(S) AUTOR(ES)
• Nome completo, e-mail, título, instituição de vínculo e função, nessa ordem.
Exemplo: 
Nome completo
email
Mestre/Doutor em ______; ou Graduado/Especialista em ________ 
Universidade ________________;                                                                                                                            Docente / discente

5) Resumo: A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Arial, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, alinhada à esquerda e seguida pelo texto do resumo. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo. O resumo deve conter os seguintes elementos: Introdução(contexto), Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Conclusões; O resumo deverá conter entre 150 e 250 palavras, e não deverá ser redigido na primeira pessoa.

6) Palavras-chave: Podem ser usadas até cinco. Estas devem ser apresentadas em fonte Arial, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e separadas por ponto final;

7) Abstract: Segue as mesmas orientações do Resumo, sendo escrito em língua inglesa;

8) Keywords: Seguem as mesmas orientações das Palavras-chave, sendo escritas em língua inglesa;

9) Títulos de seção

  • Espaço duplo entre título do trabalho e o nome do(s) autor(es) e entre este(s) e os ítens resumo e abstract.
  • Saltar linha entre os títulos das seções ou títulos das 1º subseções e o texto ou entre subseções. Não saltar linhas entre os títulos das 2º ou 3º subseções e os respectivos textos.

10) Subtítulos: devem vir em fonte Arial, tamanho 12, em negrito, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado e sem numeração de seções e subseções. Somente a letra inicial do subtítulo deve ser escrita em maiúscula, todos alinhados pela esquerda. 

11) Corpo do texto: O corpo do texto deve se iniciar na segunda linha após o subtítulo de cada seção. A fonte do corpo do artigo deve ser Arial, tamanho 12. Os parágrafos devem apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha.

12) Notas de Rodapé: deverão vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Arial, tamanho 10. As notas explicativas deverão ser utilizadas apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto.

13) Tabelas, Gráficos, Fotos e Figuras: • Gravadas de preferência em formato JPEG inseridas no texto. As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para publicação. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.), e fonte. Atenção para que sejam seguidas as prerrogativas previstas na ABNT atual (NBR 6023/2002). Somente serão aceitas o total máximo de 5 elementos por publicação.

14) Referências: devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

15) Para Citações, devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

*As citações diretas curtas (até 3 linhas) deverão ser integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas e seguidas pelo sobrenome do autor (em maiúsculas), ano de publicação e página ou páginas do texto citado, entre parênteses (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-xx). Se o sobrenome do autor está citado no corpo do texto, terá apenas a inicial maiúscula, ficando entre parênteses apenas o ano e a página. Exemplo: Conforme tem enfatizado Scalabch (2004, p.18), ..... etc.

*As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, com 4 cm de recuo em relação à margem esquerda, sem aspas, com indicação da autoria, entre parênteses, ao final do trecho (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-xx).

*As referências parafraseadas devem ser incorporadas ao texto indicando entre parênteses o sobrenome do autor e o ano da publicação (SCALABCH, 2004). Destaques em geral deverão ser feitos com itálico, não se utilizando negrito ou sublinhado.

16)Fotos e Figuras:

  • Deverão ser identificadas no texto de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 ).
  • Quando inseridas no texto devem ser gravadas de preferência em formato JPEG, deverão ter a qualidade necessária para publicação e a formatação deve seguir as orientações da ABNT(NBR 6023/2002), com título inserido acima da figura e fonte, inserido abaixo da figura.

17) Referências: devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002). No final do trabalho devem ser incluídas, em ordem alfabética, somente as referências citadas no texto, segundo a norma NBR 6023, da ABNT (Norma para referências bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Exemplos:

Livro de um só autor: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas não se usa mais.

Exemplo: MARCUSE, Herbert. Razão e Hegel e advento da teoria social. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Tema. 1978.

Livro de dois autores: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo. Exemplo:

MARX. Karl; ENGELS Friedrich. A ideologia alemã. Säo PauIo: Martins Fontes, 2001.

Livro de três autores:SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo

Livro de mais de três autores:SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

Capítulos em livros:SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed/Org.). Título do livro em negrito. Idem ao primeiro exemplo. Número das páginas inicial e final.

Exemplo:

SANFELICE, José Luís. Dialética e pesquisa em Educação ln: LOMBARDI, J.; SAVIANI, Demerval. (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005.

Artigo em revistas:SOBRENOME, Nome. Título do artigo em negrito. Nome da Revista em itálico, Local da publicação, volume, número, página(s), mês/ano.

Exemplo:

DELUIK. Neize: et al. Trabalho, meio ambiente e educação: um estudo das práticas educativas das ONGS. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro. v.1, n.1. p. 23-34, jan/ jun. 2004.

Dissertações e Teses:SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Total de folhas. Tipo (Dissertação ou Tese), Nome do curso. (Mestrado em Educação ou Doutorado em Educação), Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), Local, data.

Exemplo:

COSTA. Viviane da. Argumentos católicos contra John Dewey: análise retórica do discurso de oposição à pedagogia nova. 205p. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar), Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. Araraquara. 2005.

Artigos e jornais: SOBRENOME, Nome. Título do artigo em negrito. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/Seção, número, página(s).

Trabalho em eventos:SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: NOME DO EVENTO EM MAIÚSCULAS, ano, local, Titulo dos Anais em negrito. Local de Edição: Editora, ano. página(s).

Exemplo:

GUIMARÃES, Edilene. O trato com o conhecimento escolar no ensino público técnico profissional. ln: ENCONTRO NACIONAL DE DIDATICA E PRÁTICA DE ENSINO. XI., 2002,

Goiânia. Anais: igualdade e diversidade na educação. Goiânia: ENDIPE, 2002. 1 CDROM.

Material disponível na internet: Referenciar de acordo com o tipo de material, como nos itens acima e, ao final, acrescentar Disponível em (colocar o endereço em forma de link para o acesso) Acesso em (data do acesso).

Exemplo:

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Niteroi: EdUFE, 2005.Disponível em http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122 Acesso em 10 abril 2005.

Legislação: Inclui Constituição, Decreto, Decreto-Lei, Emenda Constitucional, Emenda à Lei Orgânica, Lei Complementar, Lei Delegada, Lei Ordinária, Lei Orgânica e Medida Provisória, entre outros. 

São elementos essenciais: jurisdição, ou cabeçalho da entidade, em letras maiúsculas; epígrafe e ementa transcrita conforme publicada; dados da publicação. Quando necessário, acrescentam- se à referência os elementos complementares para melhor identificar o documento, como: retificações, alterações, revogações, projetos de origem, autoria do projeto, dados referentes ao controle de constitucionalidade, vigência, eficácia, consolidação ou atualização.

Em epígrafes e ementas demasiadamente longas, pode-se suprimir parte do texto, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências, entre colchetes.

EXEMPLO 1: RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul.4. ed. atual. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

EXEMPLO 2: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.

EXEMPLO 3: BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

EXEMPLO 4: CURITIBA. Lei nº 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fixa a despesa do município de Curitiba para o exercício financeiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em: http://domino.cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/98454e416897038b052568fc004fc180/e5df879ac6353e 7f032572800061df72. Acesso em: 22 mar. 2007.

PARA RESENHAS

• Referência bibliográfica: autor (es), título (subtítulo), local da edição, editora, ano, número de páginas, ilustrações (tabelas gráficos, fotos, etc.);
• Credenciais do autor (Informações gerais sobre o autor);
• Resumo da obra (Resumo detalhado das ideias principais);
• Conclusão do autor;
• Apreciação
• Mérito da obra (contribuição); 
• Forma - originalidade e equilíbrio na disposição das partes; 
• Indicação da obra (a quem a obra é direcionada).
• Não serão aceitas resenhas de capítulos de livros, somente de obra completa;
• Máximo de 5 páginas.

ARTIGOS CIENTÍFICOS

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Política de Privacidade

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