Sobre a Revista
A Revista Transdisciplinar Logos e Veritas, da Universidade Estácio de Sá (UNESA), campus Cabo Frio (RJ), tem por propósito orientar suas edições a partir do par conceitual que sustenta o pensamento ocidental e que faz parte do seu título: "Logos", que indica a capacidade de raciocinar e compreender a realidade, através da razão; e "Veritas", do latim, cuja acepção é verdade, no sentido do conhecimento adquirido. Razão e verdade, são os compromissos deste veículo que objetiva transmitir novas ideias priorizando a qualidade e excelência no compartilhamento de conhecimentos que busquem expor, debater, indagar, analisar, investigar e refletir sobre todos os objetos, temas e problemas compreendidos no campo científico da transdisciplinaridade.
Serão privilegiados temas, que permeiam nosso universo demasiadamente humano, e que revelem fontes de conhecimento capaz de constituir-se mutuamente sem perder sua singularidade. A revista aceita artigos científicos inéditos, artigos de revisão narrativa e resenhas, de autores de instituições nacionais ou estrangeiras, nas áreas de concentração de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Jurídicas, Saúde e Engenharias, com periodicidade anual para publicação e envio no sistema de fluxo contínuo. Todas as submissões devem ser feitas na website da revista atendendo ás diretrizes necessárias e são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
Qualis 2017-2020 – B4.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos originais serão obrigatoriamente submetidos à apreciação dos membros do Conselho Editorial da revista, e após análise prévia, encaminhados para os pareceristas “ad hoc”, de acordo com a especificidade do tema e da especialização do membro do Conselho Consultivo. Os trabalhos serão enviados para avaliação dupla sem a identificação dos autores (double blind peer review).
O tempo médio para passagem pelo filtro editorial é de vinte dias a partir da data de comunicação de aceite inicial pelo Conselho Editorial .
Plágio
É de inteira responsabilidade dos autores. Copiar um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria, constitui-se em fraude inaceitável e desonestidade. Ideias e palavras de outros(s), não devem ser utilizadas sem a identificação da fonte de informação.
Preceitos Éticos
Os preceitos éticos da pesquisa que envolve seres humanos ou de experimentação animal deverão ser respeitados. Nesse sentido, as publicações que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos que deverá ser comprovada com a apresentação anexa da cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa como documento suplementar no processo de submissão. Deverá ser observado o atendimento à legislação específicas do país que a pesquisa foi realizada.
Cordialmente,
Profª Drª Gilselene Guimarães
Editora chefe
revista.logosveritas@estacio.br
(22)997456770
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – Campus Cabo Frio/RJ
REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE REVISTAS
REVISTA TRANSDISCIPLINAR LOGOS E VERITAS
ISSN 2318-9614
CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES E OBJETIVOS
Art. 1º A Revista TRANSDISCIPLINAR LOGOS E VERITAS tem por objetivo divulgar a produção científica de autores e/ou grupos nacionais e internacionais para toda a comunidade nas suas respectivas áreas de concentração.
Art. 2º Os trabalhos submetidos à REVISTA TRANSDISCIPLINAR LOGOS E VERITAS vinculada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, Campus Cabo Frio/RJ, devem ser preferencialmente inéditos.
CAPÍTULO II - DAS CARACTERÍSTICAS
Art. 3º A Revista TRANSDISCIPLINAR LOGOS E VERITAS vinculada à UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, Campus Cabo Frio/RJ deve publicar pelo menos uma edição por ano, seja através de fluxo contínuo ou de chamadas específicas.
Art. 4º A Revista TRANSDISCIPLINAR LOGOS E VERITAS é exclusivamente eletrônica, de acesso livre e gratuito.
CAPÍTULO III - DA ORGANIZAÇÃO
Art. 5º A Revista TRANSDISCIPLINAR LOGOS E VERITAS pode ter, além do Editor-Chefe (Gerente da Revista), a atuação de Editores, Editores de Seção, Conselho Editorial Científico, Banco de Pareceristas e Equipe Técnica.
Parágrafo único. Exige-se a titulação mínima de mestre, nas respectivas áreas, daqueles que compõe a equipe editorial e o banco de pareceristas.
Art. 6º A organização administrativa, técnica e funcional da revista científica está sobre controle e supervisão dos membros que compõem o Conselho Editorial, que tem poderes para deliberar e decidir sobre assuntos de cada revista.
CAPÍTULO IV - DA ESTRUTURA, DAS COMPETÊNCIAS E DAS ATRIBUIÇÕES
Art. 7º Os Editores e Editores de Seção comporão a Equipe do Editor-Chefe (Gerente da Revista) e serão responsáveis por auxiliá-lo com a gestão compartilhada da revista.
Art 8º O Conselho Editorial é composto por todos os editores e pesquisadores professores convidados de outras Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras.
Art. 9º Compete ao Conselho Editorial:
I - Definir e reformular políticas editoriais;
II – Definir diretrizes de avaliação de trabalhos;
III - Definir diretrizes para a submissão dos trabalhos;
IV- Criar novas seções e edições especiais da revista;
V- Tomar decisão editorial com base na recomendação do Conselho Consultivo;
VI – Participar das reuniões de avaliação da revista.
VII - Selecionar pareceristas;
VIII - Enviar trabalhos submetidos aos pareceristas;
IX - Receber pareceres;
X- Emitir parecer sobre a avaliação dos trabalhos;
XI- Comunicar recomendações dos pareceristas aos autores.
Art. 10 A Equipe Técnica, quando existente na revista, será responsável por configurar e atualizar a página eletrônica.
CAPÍTULO V - DA SELEÇÃO, DA AVALIAÇÃO E DA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
Art. 11 O teor dos trabalhos publicados será de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião das revistas.
1º A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial, devendo ser observado a legislação específica do país que a pesquisa foi realizada.
2º No caso de pesquisa descrita no parágrafo anterior, cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa deverá ser anexada como documento suplementar no processo de submissão.
3º A Revista TRANSDISCIPLINAR LOGOS E VERITAS informará em seu endereço as normas de publicação.
Art. 12 A critério do Conselho Editorial da Revista TRANSDISCIPLINAR LOGOS E VERITAS, poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira em inglês, espanhol, francês ou italiano.
Art. 13 Durante o processo de avaliação, toda autoria dos pareceres e dos trabalhos será mantida em sigilo.
Art. 14 Cada artigo é avaliado tendo em conta a área científica desenvolvida, sendo essa avaliação realizada por dois avaliadores devidamente cadastrados na plataforma da Revista.
Art. 15 O procedimento de avaliação é «duplo-cego», não conhecendo os avaliadores a identidade dos autores e vice-versa.
Parágrafo único. Os prazos de avaliação podem ser definidos por cada revista, desde que não ultrapassem o prazo máximo de 30 (trinta) dias para cada avaliador.
Art. 16 A publicação dos trabalhos aprovados dependerá de parecer favorável emitido pelo Conselho Editorial.
CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 17 Os casos omissos serão resolvidos mediante deliberação do Conselho Editorial da Revista TRANSDISCIPLINAR LOGOS E VERITAS.